Convívio e novo Hospital marcam Jantar de Natal dos Autarcas

0
296
O presidente da Câmara das Caldas, Vítor Marques, apelou à união de todos em prol do concelho e dos desafios que se avizinham
- publicidade -

Cerca de 240 autarcas e ex-autarcas de várias forças políticas marcaram presença.

O antigo presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Fernando Costa, foi o mais aguerrido no discurso no Jantar de Natal dos Autarcas do concelho, que decorreu na semana passada. “As Caldas está na linha de perder o hospital”, alertou antigo autarca, que acredita que há quem esteja “a puxá-lo para Torres Vedras”.
Para tentar reverter a situação, Fernando Costa apelou à união de todos e criticou a falta de iniciativa em defesa do equipamento neste concelho.
“Se perdermos o hospital vão perder-se dois mil trabalhadores hospitalares e grande parte da economia do concelho”, disse, acrescentando que já foi à Assembleia Municipal oferecer-se para ajudar a criar um movimento de contrariedade à saída Hospital das Caldas da Rainha e reiterou o apoio ao atual executivo na defesa deste objetivo.
Fernando Costa, que recordou que o encontro de autarcas se realiza há 36 anos, sempre no restaurante “O Cortiço”, fez menção a alguns dos autarcas que participaram desde a primeira hora e destacou a presença do histórico socialista Mário Tavares, que começou a sua vida autárquica em 1975, na Comissão Administrativa, e que considera ser credor de uma homenagem por parte do executivo municipal.
Este encontro, que juntou cerca de 240 autarcas e ex-autarcas, contou, pela primeira vez, com a presença de um representante do Iniciativa Liberal. Ricardo Lemos referiu que o partido pretende concorrer nas Caldas nas próximas autárquicas e avisou desde logo Vítor Marques que terá mais “oposição construtiva”.
Entre os partidos que não estão representados na Câmara nem na Assembleia Municipal, marcou presença o CDS-PP. Margarida Varela destacou a importância desta “força de direita” nas Caldas e, inspirando-se na rainha D. Leonor, pediu ao Menino Jesus para colocar no sapatinho das Caldas “a ousadia, emergência e caráter” que a monarca mostrou ter ao longo da sua vida.
E, se entre os representantes do PS, Vamos Mudar e MIFA os votos foram de boas festas, recusando-se a usar o momento de confraternização para fazer política, outros houve, como o PSD, que aproveitou a oportunidade para pedir “uma prenda” para as freguesias.
Rui Henriques, autarca dos Vidais e representante das Juntas, agradeceu a todos os autarcas e ex-autarcas o esforço e dedicação que sempre tiveram pelas nossas terras e destacou que cabe aos autarcas mais jovens ter uma visão de futuro.
Já o presidente da Câmara realçou o gosto comum a todos por esta terra e lembrou o trabalho que todos tiveram no seu desenvolvimento. Vítor Marques reconheceu que se aproximam “momentos difíceis” e que o Governo terá de tomar grandes decisões, desafiando todos a “estarem unidos em prol do concelho”.

- publicidade -