Crise dá mote, mas não arrefece Carnaval da Nazaré

0
526
À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, milhares de pessoas são esperadas nos corsos da Nazaré (foto de arquivo)

É com o tema “Carnaval 2012 ca crise é pu pescôce” que saem às ruas no domingo e na terça-feira os tradicionais corsos carnavalescos da Nazaré. É a recta final de uma temporada de festejos que teve início oficial no dia 3 de Fevereiro, com a Festa de São Brás, na qual participaram milhares de pessoas. Desde então, as gentes da Nazaré andam num verdadeiro reboliço de bailes, saídas dos grupos à rua e muita brincadeira, sempre ao ritmo das marchas que todos os anos são compostas para as festas.
Hoje é a vez das crianças darem a conhecer os seus disfarces, feitos com material reciclado. Caso o tempo ajude, 814 crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo vão desfilar na marginal nazarena, a partir das 15h00. Se o São Pedro não se juntar à festa, é no Pavilhão Gimnodesportivo que as crianças brincam ao Carnaval.
No domingo não há descanso para os foliões, que habitualmente se divertem nos diversos bailes que se realizam na vila pela madrugada fora. Às 11h00 decorre a passagem de testemunho aos reis do Carnaval 2012 – Ascenção Codinha e Eduardo Hespanhol. A cerimónia decorre no terreiro, em frente ao Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio.
À tarde, a partir das 15h00, a marginal é palco do corso que habitualmente é visto por milhares de pessoas. Este é também o dia em que saem à rua as bandas infernais, munidos de todo e qualquer objecto que possa fazer barulho, e as brincadeiras, grupos de mascarados caracterizados pelo seu cariz satírico.
O facto de o governo não ter dado tolerância de ponto na terça-feira gorda – decisão que a autarquia nazarena contestou, mas não se atreveu a deixar de cumprir – não deve esmorecer o desfile desse dia. Pela marginal vão passar os carros alegóricos e centenas de foliões de vários grupos de ranchos de fantasia, com máscaras e disfarces subordinados a diversos temas. Este ano são 23 os carros que estão a ser construídos na oficina do Carnaval, na Bonarte (Sítio).
A festa termina na quarta-feira de cinzas com a cerimónia do Enterro do Entrudo, marcado para as 17h30.

Bares abertos e autocarros a circular durante a madrugada

Até ao próximo dia 22, os bares da Nazaré vão estar a funcionar em horário alargado, permitindo que os foliões se divirtam pela noite dentro. Uma permissão dada pela autarquia nos últimos anos a pensar não só na população local, mas também nos milhares de visitantes que a vila recebe por estes dias.
“A animação estimula e favorece o tecido económico da vila, que dela retira benefícios económicos”, explica Jorge Barroso na proposta aprovada em reunião de executivo camarário. Mas para que os bares possam usufruir deste alargamento de horário extraordinário, têm que se comprometer a seguir uma série de regras, como o uso de copos e garrafas de plástico e o respeito pela Lei do Ruído.
É também a pensar nos que gostam de se divertir à noite que os Serviços Municipalizados têm em curso um serviço especial de transportes. A partir de amanhã, dia 18, e até quarta-feira de cinzas, os autocarros urbanos vão circular entre a 1h00 e as 06h00, num percurso que vai da Praça Dr. Manuel de Arriaga, Pederneira, Rio Novo, Nova Nazaré, Calhau e Sítio, regressando depois ao centro da vila.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt