Crónica Tauromáquica: Forcados das Caldas em grande na Nazaré em noite de triunfos repartidos

0
293
- publicidade -

Rui Lopes

No dia 23 de julho realizou-se a corrida de toiros inaugural da temporada na bonita praça do sítio da Nazaré que resultou num excelente espetáculo de triunfos repartidos.
Triunfo para empresa de Rui Bento Vasques, que montou profissionalmente um bom espetáculo e triunfo para o público que acorreu entusiasticamente em grande número (praça praticamente cheia). Triunfo para o ganadero Eng. Jorge de Carvalho, premiado com volta no último toiro.Um curro muito bonito e bem apresentado com toiros nobres, sérios e codiciosos, à exceção do 4º, proporcionando um bom espetáculo.
Luís Rouxinol homenageado pelos 35 anos de alternativa esteve na Nazaré a gosto e com muito conhecimento, sendo o menos bafejado pelo sorteio deu a volta aos problemas, sobretudo o reservado e algo manso 4º, com lides corretas e ferragem variada e bem apontada.
Francisco Palha está em plano de maturidade cheio de sentido estético, elegância a cavalo e sensibilidades toureira, com muita calma e serenidade, sem correrias desnecessárias, num toureio de risco e frontalidade muito templado à investida do oponente. Esteve muito bem no seu primeiro e triunfou de verdade no segundo com toureio de elevado quilate. É um caso sério esta temporada.
Igualmente triunfal esteve Andrés Romero que já tem entusiastas na Nazaré. Construiu duas lides empolgantes efusivas e de grande conexão com o público, um verdadeiro triunfo popular. Apesar de por vezes imprimir demasiada velocidade e no final das lides privilegiar o espetáculo, não deixou de ter uma presença de muita qualidade com bons cavalos bem preparados, lides adequadas e ferros de seriedade, mostrando-se bem acoplado à realidade do toureio a cavalo em Portugal.
Triunfante foi a prestação dos Forcados sem exceção com os 3 grupos coesos, eficazes a dar vantagens aos toiros e a ajudar bem.
Por Portalegre pegou à 1ª com grande correção Ricardo Cardana e à 2ª com ajudas um pouco carregadas Gonçalo Costa que inicialmente fez tudo bem e aguentou grandes derrotes mas a precipitação dos colegas a ajudar tirou-o.
Pelos Académicos de Coimbra pegaram à 1ª João Gonçalves muito correto e Martim Rodrigues muito bem num toiro que o arrastou pelo chão.
O Grupo de Forcados Amadores de Caldas da Rainha que já esta época passara bem em Soria Espanha e em Vila Franca também triunfou com duas boas pegas à 1ª tentativa. O jovem Joaquim Lino na sua terceira presença frente a um toiro esteve muito concentrado e pegou muito bem aguentando derrotes iniciais de um toiro que parou sacudiu e desviou trajetória antes de o Grupo recuperar. António Appleton voltou a estar muito bem perante um toiro possante que bateu bem, citou e recuou com toureria, enchendo bem a cara do toiro e fechou-se com braços de ferro a aguentar bem. ■

- publicidade -