Um workshop, um debate e um concerto marcaram o Demo Sul Caldas. Festival quer ter continuação por cá
Os Silos e a Toca da Onça acolheram o festival Demo Sul, entre os dias 20 a 22 de junho. O evento contou com um workshop sobre Gestão de Projetos Culturais a 20 de junho e um Simpósio de Música Independente, no dia seguinte. Este contou com Henrique Amaro (Antena 3), Paulo André (Abril Prá Rock), Téo Ruiz e Estrela Leminski.
Todos os convidados sublinharam o facto de ser interessante fomentar o encontro e a troca de experiências entre músicos e agentes da música independente dos dois países.
Henrique Amaro acrescentou que é cada vez mais “a favor das margens” e por isso fazer estes eventos nas Caldas, uma cidade média “oferece muitas vantagens”. O radialista contou também a experiência que viveu quando esteve no Brasil e quando programou concertos na Expo’98. “É importante apostar nestas conexões até numa perspetiva de profissionalizar a arte”, disse a cantora Estrela Leminski que, com Téo Ruiz, atuou, a 22 de junho, na Toca da Onça perante um público interessado que gostou das propostas musicais do casal, que teve que voltar para o encore. Paulo André (Abril Prá Rock) contou um pouco sobre a sua experiência ligada à produção de festivais há mais de 30 anos e que deu origem a um livro, também apresentado no simpósio.
Este último convidado estava encantado com as Caldas e a sua cerâmica pois a sua cidade está ligada aos projetos de Francisco Brennand. O produtor afirmou que está “cansado” de grandes festivais e acredita que o futuro da cultura independente “assenta em intercâmbios, feitos entre localidades mais pequenas”. Marcelo Domingues, o organizador do evento, crê que “foi lançada uma semente”. O produtor vive nas Caldas, pois frequenta o mestrado em Gestão Cultural, na ESAD.CR. pensa que será possível dar continuidade ao Demo Sul nas Caldas. Mesmo quando voltar ao Brasil “vou querer manter esta ligação”. Em termos académicos, Marcelo Rodrigues está a criar o projeto Rede Internacional de Música Entre Lugares (RIMEL), uma plataforma e também uma rádio digital que permitirá o contacto entre bandas brasileiras e portuguesas. ■