Dia da Liberdade de Imprensa assinalado nas Caldas e Óbidos

0
251

Quatro eventos, dois a decorrer em cada concelho, vão preencher o dia

Amanhã, 10 de maio, o Dia da Liberdade de Imprensa será assinalado nas Caldas e Óbidos com várias iniciativas. Pelas 10h30 terá início, no auditório do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, o debate “Vamos falar sobre liberdade de imprensa?”, onde serão abordados temas como defesa da liberdade de imprensa, o desenvolvimento social e o cinquentenário do 25 de abril, numa conversa entre jornalistas e a comunidade escolar.
À tarde, pelas 15h30, decorrerá a rota literária “O movimento dos capitães e o 25 de Abril”, um percurso pedestre literário, guiado e com histórias e narrativas que inspiraram a reunião de Óbidos em dezembro de 1973. A decorrer pelas ruas e lugares da vila, a iniciativa é de acesso livre, mediante inscrição prévia e obrigatória, e sujeita a número máximo de participantes.
Inspirada nos encontros dos Capitães de Abril, terá lugar, pelas 17h30, a petiscaria literária. Trata-se de um momento gastronómico, vínico e com dinâmicas literárias, a decorrer no restaurante buffet Antonius, na Josefa d’Óbidos Hotel, tem um custo de 15 euros por pessoa.
À noite, pelas 21h30, terá lugar no Centro de Artes a conferência “A liberdade de imprensa!” com os jornalistas Adelino Gomes, Avelino Rodrigues e moderação da jornalista Ana Tomás Ribeiro. A iniciativa contará com momentos musicais pelo cantautor Manuel Freire.
A iniciativa é organizada pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e Gazeta das Caldas, com o apoio das autarquias das Caldas e de Óbidos e do Turismo do Centro. Pretende sensibilizar para o 50º aniversário do 25 de Abril e para a defesa da liberdade de imprensa, “elemento essencial para o desenvolvimento de uma sociedade, para além de se prestar homenagem aos seus profissionais”, refere a organização. ■