Óbidos irá acolher a nível nacional as celebrações do Dia Europeu das Línguas, que se assinala a 29 de Setembro. O evento, de entrada gratuita e a decorrer entre as 14h00 e as 19h30, permite aos participantes contactar com línguas e culturas de diferentes países europeus em actividades a decorrer na Praça de Santa Maria, Casa José Saramago, Livraria Santiago, Casa da Música, Livraria do Mercado e no terreiro da vila.
Os interessados podem participar em mini-conversas (“speak dating”) de cinco minutos cada, nas línguas da sua escolha e assim testar os seus conhecimentos linguísticos. Podem também participar em jogos, danças e assistir à projecção de curtas-metragens de origem europeia. Será ainda projectado o filme mudo “Cenere” (Cinzas) de Febo Mari (1916), acompanhado de música jazz ao vivo por Giovanni Ceccarelli (piano) e Marcello Allulli (saxofone).
Os mais novos têm ao seu dispor actividades como a narração de histórias e a leitura de contos em língua estrangeira.
Irá decorrer um jogo de futebol gaélico, um concerto com o jovem violoncelista austríaco Lukas Lauermann e a exposição “Palavra de Honra” assim como outras mostras croatas e polacas e sobre a presença da Língua Portuguesa no mundo.
Ainda neste dia será feito o lançamento da edição especial comemorativa do Ano Europeu do Património Cultural da Antologia “Literatura-Mundo Comparada II: O Mundo Lido: Europa”, do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e da versão portuguesa do livro “Cinzas” (1904) de Grazia Deledda (escritora italiana distinguida com o Nobel da Literatura em 1926), publicada pela Sibila Publicações. A apresentação será feita pela escritora Inês Pedrosa.
O evento é organizado pela EUNIC Portugal, que dá a possibilidade aos participantes de contactarem com 16 línguas europeias: alemão, checo, croata, castelhano, catalão, galego, finlandês, francês, gaélico, georgiano, grego, italiano, inglês, polaco, português e romeno.
O Dia Europeu das Línguas foi instituído no Ano Europeu das Línguas em 2001, por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, com o objectivo de celebrar e preservar a diversidade linguística como uma riqueza do património comum da Europa. Este ano o evento é realizado também no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Património Cultural e conta com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal e da Câmara de Óbidos.