Dramaturgo brasileiro esteve em Óbidos a “ensinar” teatro

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Henrique Diana numa das apresentações que fez com os alunos nas escolas
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Henrique Diana trabalhou com alunos dos três complexos escolares, educadores e dinamizou oficinas.

Henrique Diana esteve em Óbidos, durante o mês de novembro, a trabalhar com as escolas no âmbito do “Projeto Escolas que se abraçam”, que conecta os estabelecimentos de ensino de Conceição do Mato Dentro (Brasil) e de Óbidos (Portugal) desde 2019. Depois de cartas entre as crianças das duas localidades, que resultou na publicação de um primeiro livro, durante a pandemia a troca ampliou-se para vídeos e fotografias, assim como ao número de escolas, resultando num segundo livro. Estão agora a trabalhar na publicação do terceiro livro, que abrange escolas de outras cidades do Brasil, Portugal e os países de Angola e Moçambique.
Durante a residência artística, o dramaturgo promoveu quatro encontros com 35 crianças de cada uma três escolas, com idades entre 9 a 12 anos, onde exercitaram jogos teatrais, trabalhos de corpo e interpretação e falaram sobre o lugar do teatro na educação e nas artes. No complexo do Alvito foram trabalhados, e apresentados à comunidade escolar, textos de Fernando Pessoa, no do Furadouro de José Saramago e, no dos Arcos, do autor obidense Alexandre de Sousa.
O artista e docente dinamizou ações com animadores e técnicos de educação especial do município, uma oficina sobre José Saramago e teve um encontro com os atores do Grupo de Teatro Reflexos.
O trabalho desenvolvido deverá ter continuidade nas escolas, tanto nas aulas de teatro e artes, como nas atividades com as crianças mais pequenas. “O estímulo à criatividade, a resistência corporal e busca de um aprendizado constante foram ações muito debatidas”, explicou Henrique Diana.
Esta iniciativa integra-se no FOLIO Educa, em que “uma das linhas de ação propostas pela curadoria é garantir o desenvolvimento de atividades educacionais e culturais ao longo do ano”, explica o curador, Paulo Santos. De acordo com a vereadora da Educação, Margarida Reis, as residências literárias assumem grande importância enquadradas na estratégia Óbidos Vila Literária, “num trabalho de partilha de atividades criativas, consolidando a nossa identidade”. A autarca salienta que atualmente existem vários grupos de teatro, nas escolas e freguesias, e que estas residências criativas “abriram espaços de inovação no âmbito da expressão corporal e criatividade”.

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