Promovido pela Sociedade Bíblica e pela associação A Rocha, o projecto Eklogia tem como objectivo “a sensibilização dos cidadãos e a mobilização das comunidades cristãs para a problemática da crise ambiental a partir de uma revisitação dos valores fundadores da nossa identidade comum”. Para alcançar esta meta, o projecto assume a forma de road show e vai percorrer várias cidades portuguesas, com paragem em Alcobaça até 7 de Março.
Na ala sul do Mosteiro de Alcobaça está patente a exposição multimédia e interactiva “Planeta Azul, Palavra Viva, Igreja Verde”. Em simultâneo, esta iniciativa integra um conjunto de debates, workshops, tertúlias e actividades ao ar livre, destinadas ao público em geral, às escolas, igrejas e centros de dia locais, entre outros interessados. Tudo com o objectivo de promover nos participantes um “olhar renovado sobre a natureza e uma nova atitude para com a mesma”.
Para os promotores do projecto, a crise ambiental que se vive actualmente é “porventura o maior desafio com que a humanidade alguma vez se defrontou”. Neste contexto, há cada vez mais defensores de que as comunidades de fé são vistas como parceiros estratégicos na “resposta urgente e significativa” que este desafio exige.
Entendendo que “há que parar a destruição, ou serão as próximas gerações e a civilização como a conhecemos que serão, elas mesmas, destruídas”, igrejas cristãs de várias confissões aceitam o desafio de usar a sua capacidade de mobilização e a sua vocação para a educação para os valores e mudança de mentalidades em prol de um planeta mais vivo e saudável. O Eklogia já passou por Beja e depois de Alcobaça estão já marcadas presenças em Évora e Faro.
J.F.