A Escola Secundária Raul Proença está, mais uma vez, entre as melhores do distrito de Leiria

A Secundária Raul Proença mantém-se como a melhor escola
da região nos rankings elaborados pelos jornais Público e Expresso. O semanário coloca-a mesmo como a melhor do distrito entre as secundárias. A ETEO destaca-se no ensino profissional

No passado sábado foram publicados os rankings das escolas relativos aos resultados dos exames de 2019 e a Escola Secundária Raul Proença continua a ser a melhor colocada entre as escolas da região.
O ranking do jornal Expresso coloca mesmo a escola caldense como a melhor do distrito entre as que têm mais de 100 provas e no segundo lugar, atrás da Secundária Henrique Sommer, de Leiria, incluindo as que têm menor número de exames.
A escola caldense apresenta uma média de 12,27 em 624 exames – contra os 87 da escola leiriense – e a nível nacional surge em 68º lugar da geral nacional, nove lugares abaixo do ano passado.
Em segundo lugar na região surge o Colégio Rainha D. Leonor, com média de 11,77, com 38 exames. Fecha o pódio da região para o Expresso a EBS Fernão Pó, do Bombarral (11,24).
No seu ranking, o Expresso utiliza apenas os quatro principais exames (Português, Matemática, Biologia e Geologia, Física e Química).
No ranking do Público, que utiliza todas as disciplinas para elaborar a listagem, mas só classifica as escolas com mais de 50 exames, há algumas diferenças. Contudo, continua a ser a Raul Proença a escola da região em destaque. Ocupa o 63º lugar na geral nacional e o quarto posto no distrito, com média de 12,03. Isto significa que os alunos desta escola têm melhor desempenho naquelas quatro disciplinas que são a base para o ingresso no ensino superior do que nas restantes.
A segunda escola da região nesta lista do Público é a EBS Fernão Pó (143º), a ES D. Inês de Castro, de Alcobaça, (187º), a ES Rafael Bordalo Pinheiro (243º), a ES Peniche (352º), o Externato da Benedita (356º), a EBS S. Martinho do Porto (541º), o Externato D. Fuas Roupinho, da Nazaré, (553º), a EBS Josefa D’Óbidos (556º) e a EBS Amadeu Gaudêncio, da Nazaré, (571º). As três últimas apresentam médias negativas. A classificação do jornal diário não atribuiu classificação ao Colégio Rainha D. Leonor por não ter número de exames suficiente, mas atribuiu uma média de 10,71, num nível idêntico ao da escola Bordalo Pinheiro.

RAUL PROENÇA MELHOR TAMBÉM NO 9º ANO

A ES Raul Proença é também a melhor colocada nos rankings do ensino Básico, construído com os resultados dos exames nacionais do 9º ano.
Nesta lista, a escola sediada no Bairro dos Arneiros obteve uma média de 3,40 numa escala até 5, que a coloca na posição 149 a nível nacional e em 5º no distrito. É ainda a primeira escola pública nesta classificação que inclui 18 escolas dos concelhos do sul do distrito.
O Colégio Rainha D. Leonor surge com melhor classificação média, de 3,78, contudo por ter apenas 23 exames não lhe é atribuída classificação. Esta média colocaria o colégio do grupo GPS em terceiro no distrito.
Fecham o pódio da região duas escolas de Alcobaça, a EBS D. Pedro, com média de 3,25, e a EB Frei Estêvão Martins, com 3,24.
Há ainda a destacar a subida de 450 lugares da EBS Josefa D’Óbidos, que subiu aos 402º lugar a nível nacional e ao 5º na região com média de 3,06.

ETEO É A MELHOR NO ENSINO PROFISSIONAL

O jornal Expresso adiciona este ano um ranking para as escolas do ensino profissional e, neste, é novamente uma escola caldense a surgir como a melhor da região. A ETEO é a quinta colocada no distrito de Leiria com um índice de conclusão de 16,46 e ocupa o 97º lugar a nível nacional.
A EPADRC, de Alcobaça, surge em 8º no ranking do distrito, com um índice de 14,3, seguida pelo Externato da Benedita, com 14,23.
A região tem ainda classificados mais oito estabelecimentos de ensino com cursos profissionais, dos quais seis apresentam índices positivos e duas negativos.