Empresa deu prémio a alunas da EHTO e a associações

0
566
As alunas premiadas no concurso do Mosteiro do Leitão com a EHTO
- publicidade -

EstrELA Monumental é o nome do concurso que premiou pratos das alunas, que depois escolheram as associações

O “Croquete de Leitão com maionese de laranja”, elaborado pela aluna Inês Silvestre (do curso Técnicas de Cozinha e Pastelaria) foi a receita que mais vendas gerou, capitalizando um valor de 2327 euros, na primeira edição do concurso EstrELA Monumental, promovido pelo Mosteiro do Leitão (Grupo FF) com a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e que colocava em evidência na ementa de verão do restaurante as receitas das alunas, sendo que “100% das vendas desses produtos seriam entregues às vencedoras (e partilhado com uma associação à escolha)”, explicou a organização.
Em segundo lugar ficou a aluna Leonor Tarenta (do mesmo curso) com o prato “Frango da Púcara com molho de leitão e maçã de Alcobaça grelhada” levou para casa 1000 euros. Por fim a aluna Ivânia Oliveira (do curso de Gestão e Produção de Pastelaria), criadora da “Delícia da Nossa Região”, recebeu um cheque de 1319 euros.
“No evento, também de cariz solidário, estiveram representantes das associações escolhidas pelas alunas – neste caso a Mulher Século XXI, a APAMCM (Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama) e a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima)”, às quais foram doados 1500 euros a cada uma.
Durante a entrega dos prémios, Zita Freire, CEO do Grupo FF, aproveitou a ocasião para anunciar uma segunda edição do concurso “que promove o debate da importância da Mulher nas cozinhas de grandes restaurantes”. Esta irá realizar-se na primavera de 2024.
A mesma responsável frisa que “não há nenhuma mulher Portuguesa com Estrela Michelin” e que “as mulheres ainda são vistas com desconfiança e sentem a necessidade de demonstrar melhores resultados, cometer menos erros e dar mais garantias da sua qualidade, pela desconfiança crónica que existe por simplesmente serem mulheres”.
O concurso EstrELA Monumental “visa empoderar no feminino” e, simultaneamente, “criar meios de cariz solidário entre mulheres, dando oportunidade das alunas fazerem as suas criações gastronómicas e, consequentemente, ajudar associações que trabalham relacionadas com essas fragilidades na sociedade”. ■
- publicidade -