ESAD aumenta vagas com nova licenciatura em Programação Cultural

0
783
Na escola de artes caldense o numero de vagas aumentou de 330 para 350 | Natacha Narciso
- publicidade -

Está a decorrer, até 10 de Agosto, a primeira fase de candidaturas ao ensino superior, na qual o Instituto Politécnico de Leiria apresenta 1900 vagas, o mesmo número do que no ano transacto, apesar de haver novidades nalguns dos seus cursos das suas cinco escolas de ensino superior.

Na ESAD, o número de vagas passou de 330  para 350 sobretudo por causa da oferta da nova licenciatura em Programação e Produção Cultural que abre pela primeira vez no próximo ano lectivo. Este curso terá 23 vagas. Exceptuando os cursos de Som e Imagem e de Teatro onde as vagas passaram em ambos de 25 para 22, os restantes mantiveram o mesmo número do ano lectivo passado: Design Gráfico e Multimédia (80 em regime diurno e 25 pós-laboral), Artes Plásticas (50), Design Industrial (35), Design de Ambientes (30), Teatro (25) e Design de Produto – Cerâmica e Vidro (20). Por norma, a ESAD preenche a quase totalidade das vagas logo na primeira fase de acesso. Segundo Nuno Mangas, presidente do IPL, a nova licenciatura em Programação e Produção Cultural nasceu para responder a “novas e antigas necessidades, e novas e antigas oportunidades”, incidindo sobre as “tradicionais” atividades de programação, produção e gestão culturais, e também nas novas tendências das indústrias culturais e criativas. A licenciatura em Programação e Produção Cultural conta já com protocolos com entidades do sector, numa perspetiva de fortalecimento da profissionalização dos estudantes.
O IPL oferece ainda um total de 329 vagas na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, 230 no ensino de Saúde, 716 na Escola de Tecnologia e Gestão e 275 na de Turismo e Tecnologia do Mar. Na ESTM, em Peniche, abrem os cursos de Gestão de Eventos (23 vagas), Biologia Marinha e Biotecnologia (50 vagas), Biotecnologia (30 vagas), Gestão Turística e Hoteleira (50 vagas), Marketing Turistico (30 vagas), Turismo (44 vagas), Restauração e Catering (25 vagas) e Animação Turística (23 vagas).
O número de vagas do IPL mantém-se o mesmo do ano lectivo anterior, para as 49 licenciaturas – nas áreas de educação e ciências sociais, engenharia e tecnologia, artes e design, turismo, saúde e desporto, ciências e tecnologia do mar, e ciências empresariais e jurídicas – em regime diurno, pós-laboral ou ensino a distância. O IPL oferece ainda 49 mestrados, 23 pós-graduações e 37 cursos técnicos superiores profissionais (TeSP). Destes há três novas áreas em Gestão da Qualidade, Processos da Transformação de Plásticos, e Sistemas da Informação e Modelação do Espaço Urbano. Nuno Mangas, presidente do IPL, esclarece que “esta nova oferta formativa pretende dar resposta às necessidades do tecido empresarial da região, é pensada à medida das carências que as empresas têm, e são oportunidades tanto para quem já está no ativo, como para os jovens que irão em breve entrar no mercado de trabalho”.
Por seu lado, o Instituto Politécnico de Santarém aumentou o número de vagas. Em 2015 eram 886 e agora são 938, nas suas cinco escolas. Destas faz parte a Escola Superior de Desporto de Rio Maior que integra os cursos de Desporto, Natureza e Turismo Activo (27 vagas), gestão das Organizações Desportivas (27 vagas), Treino Desportivo (85 vagas), Actividade Física e Estilos de Vida Saudáveis (Ensino Inglês) (22 vagas), Actividade Física e Estilos de Vida Saudáveis (Ensino em Português) (27 vagas) e Desporto Condição Física e Saúde (75 vagas).
As candidaturas para o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior decorrem online no site da Direcção Geral de Ensino Superior (www.dges.mctes.pt). Os Serviços Centrais do IPL, na rua General Norton de Matos, em Leiria, e a ESAD, nas Caldas da Rainha, têm a funcionar gabinetes de apoio às candidaturas, nos dias úteis entre as 10h00 e as 17h00 horas, em Leiria, e das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00, nas Caldas da Rainha.

- publicidade -