Escolas da região ajudam Doutores Palhaços

0
715

As escolas de Alcobaça têm-se destacado no distrito de Leiria na primeira fase da 9ª edição do projecto Geração Depositrão, que consiste em recolher equipamentos e pilhas em fim de vida. O Centro Escolar já recolheu 2.263,5 quilos e a E.B.S. São Martinho do Porto 1.091 quilos.

Cada tonelada de resíduos recolhidos traduz-se em 15 euros doados à Operação Nariz Vermelho para as visitas dos Doutores Palhaços às crianças hospitalizadas.
Ainda no concelho de Alcobaça, na Benedita, o Externato recolheu 243 quilos. No Bombarral, na E.B.S. Fernão do Pó (Bombarral) foram recolhidos 423 quilos e nas Caldas, na EHTO, 297,5 quilos.
Leiria é o quinto distrito com maior volume recolhido, com mais de 7,5 toneladas, um valor que fica acima dos 7%, das 105 toneladas recolhidas a nível nacional. Contas feitas, são mais de 1500 euros já angariados.
A campanha, na qual participam cerca de 900 escolas e entidades parceiras, funciona até ao final do ano lectivo. Segundo nota enviada à redacção, este projecto envolve mais de 420 mil alunos e 44 mil professores.
Esta é uma iniciativa da ERP Portugal, em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa, através do programa Eco-Escolas.

Fim ao desperdício em Alcobaça

“Diga não ao desperdício” é o nome da campanha que está a decorrer nas escolas do primeiro ciclo de Alcobaça e que tem como objectivo apelar à educação dos mais jovens para a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar.
Perceber a quantidade necessária de resíduos para produzir determinados produtos, é uma das ideias transmitidas nos filmes que serão apresentados nas salas de aulas e que têm como objectivo informar para melhor decidir.
Recomendações como comprar produtos avulso, concentrados e recarregáveis são alguns dos conselhos dados aos alunos, bem como optar pelas embalagens simples.
Em Alcobaça a campanha começou em superfícies comerciais, passando desde o início deste mês, para as escolas. Esta é uma iniciativa da SUMA, em parceria com a autarquia alcobacense.