Escritor José Luís Peixoto assina curadoria do Festival Latitudes

0
606
Os Urban Sketchers estão de volta a Óbidos em mais uma edição do Latitudes - Literatura e Viajantes
- publicidade -

Começa hoje, dia 11 de abril, mais uma edição do Latitudes – Literatura e Viajantes. O festival, que decorre em Óbidos até ao próximo domingo, é composto por escrita, viagens, conversas, exposições e concertos

Uma viagem de autocarro pelas freguesias da Amoreira, A-dos-Negros e Gaeiras, com paragens para visita a um moinho e adegas, acompanhada de uma experiência enogastronómica, marca o arranque da edição deste ano do Festival. Com a curadoria o escritor, e também viajante, José Luís Peixoto, o Latitudes estará presente nas livrarias da vila, na biblioteca, no museu, nas escolas, no auditório municipal, na própria Rua Direita, na Praça da Criatividade, no Convento de São Miguel de Gaeiras. “Há uma enorme viagem por fazer”, refere o curador que, durante os quatro dias de festival, propõe “que se pense com criatividade o mundo a que pertencemos”.Assim, a decorrer nos diversos espaços, haverá o lançamento de livros, oficinas e experiências literárias para os mais novos, workshops, jantares temáticos literários, música, e conversas sem tempo, aos finais de dia.
Logo na tarde do primeiro dia, será inaugurada a exposição “Retratos Pintados de Alice Vieira em Óbidos”, com curadoria de Nelson Mateus e patente no Museu Abílio de Mattos de Silva, e que marca o arranque das celebrações dos seus 45 anos de obra literária. Ainda no dia 11, pelas 16h00, na Casa José Saramago, será celebrado o protocolo do Plano Local de Leitura entre o município de Óbidos e o Plano Nacional de Leitura 2027, destinado a implementar e desenvolver políticas de leitura pública na área da formação de leitores.
Este ano, a organização renova um conjunto de atividades direcionadas para o público escolar, O Latitudes Educa vai ter como grandes temas as comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, o cinquentenário do 25 de Abril e as Mulheres.
Também em destaque nesta edição está a iniciativa Entre Nós, dedicada a destacar e apoiar talentos emergentes, desde exposições até performances em espaços públicos, com o objetivo de celebrar a diversidade criativa.
A gastronomia também integra o festival, com um Jantar literário, realizado pela EHTO no Convento de S. Miguel e inspirado no poeta Armando Silva Carvalho, nascido no Olho Marinho, Óbidos, em 1938.
Os Urban Sketchers Portugal, que viajam e desenham o que observam, estão de volta a Óbidos durante o evento, com a exposição “(A) Riscar em Castelo de Vide – Pormenores”, e a música marcará lugar com a apresentação do Festival Termómetro. O programa do festival inclui ainda a inauguração de um novo percurso pedestre, a Ecovia do Rio Real, animação cinematográfica e poesia de viagens.
De acordo com a vereadora Margarida Reis, este é um evento que tem vindo a crescer, anualmente, “fortalecendo cada vez mais laços de identidade e território, numa estratégia de promoção e divulgação dos locais, do seu património material e imaterial”. Surge no seguimento de um projeto do município, mais global, de continuidade de encontros de escritores e de artistas, “consolidando-se numa programação literária contínua, de envolvência com a comunidade local e visitantes”, concretiza.
A edição de 2024 do festival Latitudes tem um orçamento na ordem dos 30 mil euros. ■

- publicidade -