Estudo prospectivo das termas das Caldas apresentado em Lisboa

0
583
- publicidade -

O director da Gazeta das Caldas, José Luís de Almeida e Silva, na sua qualidade de professor da ESAD e de director de planeamento do Cencal, dará hoje, 10 de Abril, uma aula aberta ao mestrado de Engenharia Civil do Técnico onde irá apresentar os resultados preliminares do estudo prospectivo das Termas das Caldas. A apresentação publica da sua versão final está prevista para 6 de Junho, nas Caldas.
O especialista em prospectiva estabeleceu quatro cenários num horizonte de 2030, a que foram atribuídas designações “um pouco provocatórias”. São elas Cenário Verde – Cenário “Um novo compromisso com a Rainha D. Leonor”; Cenário Azul – Cenário “Os Pavões Reais”; Cenário Amarelo – Cenário “O Guardião dos Templos” e Cenário Roxo – Cenário “O Túmulo de D. Leonor ou a traição a D. Leonor”.
O estudo, pedido pela Câmara das Caldas ao Cencal, teve início em Maio de 2014 e contempla um trabalho retrospectivo dos últimos 30 anos das termas caldenses, com recolha de todo o material (relatórios, estudos e outros) realizados neste período, bem como uma narrativa histórica sumária das termas desde a sua fundação. Foram também feitas sessões de diagnóstico da situação actual e do potencial do centro termal caldense, seguindo a metodologia da escola de prospectiva francesa de Michel Godet, que irão permitir a identificação dos principais actores, dos objectivos a atingir nesse horizonte, bem como das inércias e dos actores portadores de futuro.

- publicidade -