A edição deste ano da Feira dos Frutos traz mais uma novidade, além dos óculos 3D, dos estafetas e dos torniquetes: uma mini Praça da Fruta dentro do certame, a funcionar a partir das 15 horas ao fim de semana e das 17 horas aos outros dias.
Localizada junto ao pavilhão institucional, a iniciativa pretende ser uma mostra daquele que é um dos ex-libris da cidade, permitindo aos visitantes fazer ali as suas aquisições de fruta.
Criar uma Praça da Fruta, como a que há séculos se realiza diariamente ao ar livre no centro histórico das Caldas, é um dos objectivos para a edição deste ano da Feira dos Frutos, que se realiza de 18 a 27 de Agosto. A ideia é dar a conhecer aquele que é um dos maiores ex-libris das Caldas da Rainha a todos os que visitem o certame. Estará localizada depois do pavilhão institucional, no largo das bicicletas e funcionará durante a tarde e a noite.
Segundo Hugo Oliveira, vice-presidente da autarquia, foram feitos convites a todos os vendedores, tendo, à data do fecho desta edição, mais de uma dezena de interessados em mostrar o que de melhor se faz na região em termos agrícolas e frutícolas.
Outro dos principais atractivos da feira será o cartaz musical, com Tiago Bettencourt na abertura e Xutos&Pontapés no encerramento. Pelo meio passarão pelo palco nomes como GNR (sábado), os caldenses Plant (3ª feira), Richie Campbell (5ª feira), Dengaz (6ª feira) e Carminho (sábado dia 26).
O cartaz representa quase 30% dos 350 mil euros em que está orçamentada a feira (ou seja, 95 mil euros). Os bilhetes continuam a ter um preço acessível a todos (entre os 3 e os 5 euros por dia).
Os óculos 3D estarão no espaço “Máquina do Tempo” e permitirão reviver o passado do certame, recuando até aos anos 70 do século XX.
Um serviço de estafeta permitirá que as pessoas façam as suas compras sem andarem carregadas pelo recinto. No fim levantam-nas em frente ao Hotel Sana.
Vão realizar-se jornadas técnicas e visitas a pomares, tal como no último ano. No espaço Fruta Viva decorrerão as provas sensoriais e os showcookings e no espaço Nutrição e Bem-Estar as actividades físicas.
Na Casa dos Barcos haverá exposições e workshops de cerâmica integradas na Molda (ver peça ao lado). No espaço dedicado às crianças haverá uma quinta pedagógica, baby-sitting, insufláveis e jogos tradicionais.
Segundo a organização, esta edição conta com mais de 120 stands de exposição, cinco restaurantes e oito bares.
No dia 26 de Agosto, pelas 16h30, começa a Grande Regata da Gazeta das Caldas e Museu do Hospital e das Caldas, cujas provas finais decorrerão à noite. A partir das 15 horas haverá demonstrações e baptismo de stand up paddle para os curiosos no lago do parque (até às 16h30).
Quem for à Feira Nacional de Hortofruticultura terá direito a quatro horas de estacionamento gratuito nos parques da cidade.
Toda a informação está disponível no site (www.feiradosfrutos.pt).
Sessões para partilhar experiências de negócio na Feira dos Frutos
Este ano estão previstas nove sessões temáticas na Feira dos Frutos. A cada dia será debatido um tema ligado à horto-fruticultura, empreendedorismo e modernização. Há sessões formativas, mas também de esclarecimento e outras que são de partilha de experiências.
No dia 19 de Agosto debate-se “Segurança no trabalho”, com oradores da DRAPLVT (Vírgilio Santos) e da ACT (Ana Sarabando). No dia seguinte aborda-se a “agricultura biológica na perspectiva do consumidor, com Jorge Ferreira (Agro-Sanus) e Sandra Martins (Biológicos da Rainha).
A 21 de Agosto realiza-se o workshop “inov2agro”, com Dário Falcão (Centro de Empresas Inovadores), seguindo-se, a 22 de Agosto, um esclarecimento da AIRO (Isabel Henriques) e da LeaderOeste (José Coutinho) sobre “como posso financiar o meu projecto?”.
Na quarta-feira Tiago Claro e Maria Ventura (Dois Meios) vão explicar “como comunicar o meu produto?” e na quinta-feira Tiago Ferreira e Isa Nobre (Gramas com Sabor), Sandra Almeida (Desidrata), Sofia Vilaça (Macaron d’Óbidos) e Rui da Bernarda (Mercearia Pena) vão partilhar as suas experiências.
A 25 de Agosto vai-se falar das “Tendências de consumo futuras”, com Ana Amado (Portugal Foods) e André Horta (I&D Food). No dia seguinte o tema é a “Segurança alimentar” (com Ana Almeida do I&D Food e Joana Martins do Globalab) e a última sessão, a 27 de Agosto, é sobre o “Modo de produção biológico”, com Cristina Hagatong, da DGADR, como oradora.
As sessões realizam-se na tenda institucional, sempre às 17h30, e têm entrada gratuita (requer inscrição, através do site www.feiradosfrutos.pt). I.V.
Ceramistas contemporâneos na Casa dos Barcos
A edição da MOLDA, um programa de estudo e promoção da cerâmica das Caldas, vai marcar presença na Feira dos Frutos.
A cerâmica vai estar exposta na Casa dos Barcos, com uma exposição de obras dos ceramistas: Ana Sobral, Carlos Enxuto, Catarina Nunes, Cláudia Canas, Elsa Rebelo, Francisco Correia, Joel Pereira, Laboratório d’Estórias, Mariana Sampaio, Rita Frutuoso, Umbelina Barros e Vítor Agostinho. Estes autores que acederam ao convite para integrar esta exposição inédita, dado que contará com a apresentação de doze projectos cerâmicos de doze autores com raízes nas Caldas, ou porque são naturais da região, ou porque nela estabeleceram os seus ateliês e oficinas, ou porque fizeram formações e obtiveram qualificações profissionais na cidade. Na sua diversidade, os projectos destes autores “testemunham os caminhos actuais da cerâmica caldense, a sua vitalidade criativa, maturidade técnica e solidez no cruzamento de marcas do passado com desafios da contemporaneidade”, disse o comissário da MOLDA, João Serra. Este ainda acrescentou que, desta forma, “damos mais um passo na afirmação da candidatura de Caldas da Rainha ao título de cidade criativa reconhecido pela UNESCO”.
Na Casa dos Barcos vai estar também patente uma retrospectiva da MOLDA 2016, através de uma reapresentação da Colecção de Design Cerâmico Internacional das Caldas.
A cidade passou a dispor, em 2016, por acção da Câmara e do Instituto Politécnico de Leiria, de uma colecção internacional de peças representativas do design cerâmico contemporâneo, sob curadoria do designer e docente Fernando Brízio.
Segundo o comissário, esta colecção – que será objecto de novas incorporações nos próximos anos – “veio colmatar uma lacuna no panorama do património museológico da cerâmica detido pelas Caldas”.
A participação da MOLDA na Feira dos Frutos, foi, segundo o seu responsável, acolhida com entusiasmo pelas duas organizações. As exposições vão ainda permitir envolver novos públicos no contacto com os seus criadores.
A Casa dos Barcos é uma sala de visitas do Parque, onde no passado já decorreram importantes mostras, entre elas a da colecção fundadora do Museu José Malhoa. N.N.
Pastel Bordallo será apresentado amanhã na Frutos
O Pastel Bordallo vai ser lançado na Frutos 2017, no próximo dia 19 de Agosto, pelas 18h00. Este projeto da ACCCRO contou com a sinergia de várias entidades e sobretudo de dois mestres pasteleiros envolvidos desde a fase inicial e que assinam a autoria deste pastel: Paulo Santos do Forno do Beco e Luís Tavares da Fábrica Paris.
Segundo a associação empresarial, este pastel vem colmatar a necessidade da existir um presente simbólico representativo da cidade das Caldas para os moradores e visitantes, associando a doçaria da região ao design da embalagem, também característico da cidade das Artes.
Inicialmente o pastel vai ser produzido em duas pastelarias das Caldas, com unidades de revenda para várias pastelarias na cidade que já manifestaram interesse em comercializar a nova referência da pastelaria caldense.
O lançamento do Pastel Bordallo vai contar com a presença de diversas personalidades entre as quais a autora de várias obras acerca deste artista, a livreira Isabel Castanheira. O “próprio” Rafael Bordallo Pinheiro irá marcar presença no lançamento de um pastel com o seu nome.
Para este projecto, a ACCCRO contou com a Câmara das Caldas, através do Centro de Promoção e Divulgação de Produtos Regionais e a Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Regionais (QUALIFICA), com a Escola de Hotelaria do Oeste e com os conselheiros consultivos da ACCCRO, Isabel Castanheira, Daniel Pinto e José Elói. N.N.