Festival de Ginja está de regresso com animação e gastronomia

0
413
Perto de uma dezena de voluntárias trabalham há meses na decoração do festival

O evento, que enaltece um dos ex-libris da Amoreira, decorre entre 30 de junho e 2 de julho, no centro da aldeia

O festival de ginja decorre no próximo fim-de-semana, mas os preparativos já duram há vários meses. Um grupo de senhoras, reformadas, tem-se reunido e colocado a sua habilidade ao serviço da comunidade, costurando, pintando e ornamentando objetos que farão a decoração desta edição do festival. A ginja continua a ser rainha e aparece representada em papel, feltro ou velas decoradas. Uma atividade que, se acordo com Célia Pedro, da Junta de Freguesia da Amoreira, também lhes permite conviver e quebrar o isolamento, estando esta autarquia de base a estudar outras iniciativas para as manter ocupadas durante o ano.
O festival, que se realiza na Rua da Mina (junto ao Centro Social), começa na sexta-feira e, até domingo, contará com bancas de artesanato, oficinas, visitas guiadas, doçaria, atividades infantis e animação. Logo no primeiro dia decorrerá o concurso “Ginjas d’AMOReira”, com prémios para o melhor prato, doce e licor. Também nesse dia decorrerá a primeira de duas oficinas livres de cozinha, com a temática “Gente da Terra”, onde os locais irão confeccionar e dar dicas para a melhor confecção das “suas” receitas.
Este ano a organização apostou na animação musical com as tunas académicas, contando com a participação das tunas de Rio Maior (Bagatuna), de Coimbra (Quantunna) e das Caldas da Rainha (TomaLáTuna). “Trata-se de uma outra forma de animar e de interação com os visitantes, e que traz muita juventude ao evento”, destaca Célia Pedro.
Outro dos pontos altos do festival, que já vai na sua oitava edição, é o desfile de moda, na noite de sábado. Tendo por temática “Do Tradicional ao Contemporâneo”, é uma produção da Caxemira Project e, como não poderia deixar de ser, fará alusão à ginja e também à sua história na Amoreira.
À semelhança de edições anteriores, serão feitas visitas guiadas a ginjais e à fábrica de ginja “Frutóbidos” . ■