Formação para cuidadores informais em Alcobaça

0
371

Os cuidadores informais são os familiares ou outras pessoas próximas que, em casa e sem preparação profissional, acompanham e dão assistência às pessoas idosas no seu dia-a-dia, promovendo a sua qualidade de vida e a satisfação das suas necessidades. É a pensar nas dificuldades com que estes se deparam que a autarquia alcobacense, através do serviço Alcobaça Amiga, vai promover uma formação onde os cuidadores informais vão obter competências práticas que facilitem a prestação de cuidados e reduzam a sua carga física e emocional.
Este é um projecto de carácter piloto que está a ser desenvolvido em parceria com o Instituto Gineste-Marescotti Portugal, e vai decorrer ao longo de dois meses e meio, em encontros de duas horas a realizar de 15 em 15 dias, num horário a combinar com os participantes.
A organização promete “espaço a  discussões informais sobre problemas concretos e dificuldades sentidas pelos participantes”, bem como uma intervenção “adaptada a cada cuidador, para que ela seja personalizada e responda às necessidades específicas de cada um”.
A formação vai contar com profissionais de diversas áreas da saúde que abordarão temas diversificados, como os cuidados a prestar e estratégias para lidar com stress e situações de agitação. As inscrições são gratuitas, devendo ser feitas através dos números 262184662 ou 800086060 ou no serviço Alcobaça Amiga. As vagas são limitadas a 15 participantes.

J.F.