As frequências que permitem sintonizar os aparelhos de televisão através de antena começaram a ser migradas no passado dia 25 de Agosto, num processo que decorrerá até ao dia 31. Quem utiliza este sistema deve proceder à sintonização dos aparelhos

O sistema Televisão Digital Terrestre (TDT) está em fase de migração da frequência 56 para a 35 nos concelhos da região, processo que se iniciou na terça-feira, 25 de Agosto e decorre até segunda-feira, 31 de Agosto.
A alteração da frequência leva a que o ecrã do televisor fique sem imagem (a negro), mas apenas será necessário fazer uma nova sintonia da televisão, ou do descodificador de TDT, para poder voltar a ter acesso aos canais. A Autoridade Nacional de Comunicações – ANACOM informa ter assegurado que “não será necessário substituir ou reorientar a antena, trocar a TV ou o descodificador, e ninguém terá de subscrever serviços de televisão paga”. No caso dos condomínios, ou edifícios, que tenham instalações com amplificadores mono-canal, poderá ser necessária a sua substituição.
Para ajudar neste processo, a ANACOM criou uma linha telefónica de apoio gratuita, através do número de telefone 800102002, que funciona todos os dias entre as 9h00 e as 22h00. Nesta linha serão esclarecidas dúvidas, obtido apoio na sintonia da televisão. Nesta linha é ainda possível agendar uma visita de um técnico da ANACOM para proceder à sintonia, de forma gratuita. Esta entidade salienta ainda que, “caso apareça alguém a bater-lhe à porta a dizer que é da ANACOM e que vai fazer a sintonia dos equipamentos”, sem o ter solicitado, poderá tratar-se de uma tentativa de fraude, pelo que não deve abrir a porta.
O processo de migração da rede de tdt começou a 7 de fevereiro e foi suspenso a 13 de março, devido aos efeitos da pandemia de covid-19 e irá decorrer até 18 de Dezembro. Nesta fase, a alteração abrange 44 emissores, dos distritos de Santarém, Coimbra e Castelo Branco, e algumas localidades do sul dos distritos de Viseu e de Aveiro.
O sistema TDT substituiu o sinal analógico de televisão e foi implementado em 2012.