As autarquias apostam cada vez mais em veículos híbridos e eléctricos, sobretudo nos ligeiros, quando se trata de renovar a sua frota. A preocupação com a sustentabilidade ambiental dita as escolhas, mas o preço destes veículos face às vantagens que têm em relação aos outros, de combustão, ainda pesa na tomada de decisão.
Gazeta das Caldas dá-lhe a conhecer a frota das autarquias oestinas.
Torres Vedras assume-se como um município amigo do ambiente. Sempre que a Câmara pretende adquirir novas viaturas tem como critérios preponderantes as emissões poluentes e o consumo de combustível. “Temos uma consciência social que estimula a comprar viaturas com reduzidas emissões de gases com efeito de estufa, responsáveis pelas alterações climáticas e pela degradação da qualidade do ar com graves consequências”, refere fonte oficial da autarquia à Gazeta das Caldas.
Actualmente a frota do município torriense é composta por 33 veículos ligeiros de passageiros e 43 ligeiros de mercadorias. Acrescem 15 pesados de mercadorias e sete pesados de passageiros. Da frota fazem ainda parte quatro retroescavadoras, 14 veículos pesados especiais de limpeza urbana e sete tractores agrícolas.
A elevada média de idades dos veículos leva a que alguns deles tenham que ser renovados, mas para o executivo municipal isso poder ser uma oportunidade para alterar o paradigma local da mobilidade.
Actualmente está a decorrer um concurso para a aquisição de quatro viaturas eléctricas. “Só falta a conclusão do concurso do leasing, porque a adjudicação de 4 Renault Zoe está concluída”, especifica a autarquia.
Uma prática que deverá ter continuidade no futuro pois este município acredita que a mobilidade eléctrica é o futuro dados que estes veículos não emitem gases e não produzem ruído. “Em ambiente urbano e para satisfazer necessidades de deslocações curtas, normalmente dentro do concelho, os veículos eléctricos são uma excelente solução, para além de terem custos energéticos e de manutenção muito mais baixos comparativamente com os motores térmicos”, concretiza a autarquia.
FROTAS ENVELHECIDAS
Em Óbidos a frota do município é composta por 37 viaturas ligeiras, sendo que a mais nova é de 2014 e as restantes têm mais de uma década. Compreende também oito viaturas pesadas, das quais três são de passageiros e cinco de mercadorias. A frota integra ainda 17 máquinas pesadas e sete tractores agrícolas.
O parque tem vindo a ser renovado. Apesar dos “condicionalismos financeiros dos últimos anos, a autarquia tem feito um esforço para a aquisição de novas viaturas, situação que está já em fase de execução”, explica o presidente Humberto Marques, acrescentando que irão adquirir cinco novas viaturas ligeiras.
O município de Óbidos pretende também remodelar a sua frota de transportes, comprando sete carrinhas para as Juntas de Freguesia, mais uma para a Câmara, num investimento de 210 mil euros.
No futuro ponderam investir em veículos eléctricos sempre que se justifique a necessidade de renovação de frota, situação que não se coloca no imediato.
À ESPERA DE APOIO COMUNITÁRIO
A Câmara das Caldas possui um único carro eléctrico (um Renault Twizzy) na sua frota composta por 36 viaturas ligeiras, de passageiros e mercadorias. A estas acrescem mais 25 veículos pesados, nove tractores e 25 máquinas, desde varredouras a motoniveladoras, motocultivadoras, cilindros e máquinas de limpeza de praia.
Os serviços municipalizados de água e saneamento também possuem diversos veículos, como viaturas de mercadorias, retroescavadoras e limpa colectores.
A autarquia ainda não adquiriu mais veículos eléctricos porque não considera vantajosa esta opção ao nível da opção preço/vantagens. “Mal os preços estejam adequados ou existam fundos comunitários totalmente a fundo perdido, serão adquiridos com fundamento nesse critério”, justifica o presidente da Câmara, Tinta Ferreira. O autarca acrescenta ainda que no futuro contam adquirir carros eléctricos, sobretudo “devido à conjugação de critérios ambientais e de desempenho”.
Os veículos do município do Bombarral são todos de combustão. São eles 15 viaturas pesadas, 15 ligeiras e 20 máquinas (entre veículos agrícolas e industriais). Uma frota que, de acordo com a autarquia, precisa de ser renovada em todas as categorias, atendendo ao histórico de utilização e aos anos das viaturas.
Entre os investimentos previstos pelo município estão a aquisição de um carro do lixo, duas carrinhas comerciais, uma mini pá-carregadora e viaturas de serviço. O objectivo passa por, sempre que possível, substituir as viaturas necessárias e mais urgentes por soluções de energia limpa e espera consegui-lo através de ajuda comunitária na parte correspondente ao apoio à eficiência energética, desde que abram candidaturas neste sentido.
No Cadaval a aposta em carros eléctricos está a dar os primeiros passos, apesar da autarquia perspectivar que irá adquirir destes veículos no futuro, no âmbito da sua política de eficiência energética.
Actualmente a frota do município é composta por 41 veículos ligeiros de passageiros e de mercadorias, 11 veículos pesados, cinco tractores agrícolas e 16 máquinas.
Esta autarquia está a renovar a frota existente. O ano passado adquiriu dois camiões de recolha do lixo novos, um camião com sistema “ampli-roll”, duas retroescavadoras novas, um veículo eléctrico e três carros ligeiros. Foi também comprado um tractor para a limpeza de fossas e um outro, para limpar as bermas, com corta-caniços.
Já este ano foram adquiridas duas retroescavadoras novas e um veículo de limpeza urbana eléctrico e está prevista a compra de um sistema de desobstrução de canos e mais veículos eléctricos.
Recentemente, o município da Nazaré informou, em nota de imprensa que a sua frota automóvel foi modernizada com a aquisição de um veículo eléctrico, destinado aos serviços de ambiente. A viatura representou um investimento de 29,6 mil euros, comparticipado em 25% por fundos comunitários.
A frota deste município conta actualmente com três viaturas 100% eléctricas. Gazeta das Caldas pediu também informações à Câmara da Nazaré sobre a restante frota, mas não obteve resposta até ao fecho da edição.
OS CARROS DOS PRESIDENTES
O presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, conduz um BMW 318 a gasóleo, de 2016. Já o seu homólogo obidense, Humberto Marques, tem um BMW 530e iPerformance, um automóvel que combina um motor eléctrico e um motor BMW TwinPower Turbo de quatro cilindros a gasolina. Semelhante preocupação com a sustentabilidade tem o autarca de Torres Vedras, Carlos Bernardes, que conduz um Toyota, modelo Prius HSD híbrido (eléctrico e a gasolina).
O autarca do Bombarral, Ricardo Fernandes, conduz um Nissan Qashqai 4 x 2, 1.5 CC, de 2007. Também desse mesmo ano é o Mercedes C220, a diesel, que tem o presidente da Câmara do Cadaval, João Bernardo Nunes.