A Feira dos Frutos atraiu os media, mas foi Assunção Cristas quem dominou as atenções

0
1789
- publicidade -

Ainda é cedo para medir o impacto mediático desta primeira reedição da Feira dos Frutos, mas é já possível afirmar que a iniciativa conseguiu pelo menos despertar alguma curiosidade junto dos media nacionais.

A vinda de Assunção Cristas, a 22 de Agosto, e as declarações da líder do CDS, representaram o ponto alto da feira em termos mediáticos. A RTP apresentou uma peça de um minuto e 20 segundos que abordou a feira e a vinda da antiga ministra da Agricultura. A SIC também esteve presente, bem como a Antena 1 e a agência Lusa, de onde partiu informação que foi replicada um pouco por todo o país.
Houve três principais motivos para reportagem nesta feira além de Assunção Cristas: a apresentação do evento em Lisboa, a iniciativa em si e respectivo cartaz e, também… os pokemóns.
Em termos televisivos, a TVI apresentou uma reportagem de dois minutos e 30 segundos no Jornal da Uma de 21 de Agosto. Dois dias antes, seis minutos do programa Portugal em Directo (RTP) foram dedicados a uma reportagem na feira.
Houve programas da manhã inteiramente dedicados ao tema, como os 45 minutos do Alô Portugal, na SIC Internacional, com a apresentação de José Figueiras. E também houve participações no Despertar CM e no Prato da Casa, ambos da CMTV. A dupla Hugo Oliveira (vice-presidente da autarquia) e Fábio Bernardino (chef) apresentou-se no primeiro e no último. No programa que tem a apresentação de Maya foi o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, a acompanhar o chef.
Em termos de imprensa, e além dos locais, o Diário de Leiria anunciou o evento, partindo da apresentação no Mercado de Santa Marta (Lisboa). O Diário de Aveiro apresentou, na passada segunda-feira, um balanço desta iniciativa.
No mundo digital, O Observador, a revista Fugas do Público e o GPS (Guia Para Sair) da Sábado, anunciaram o evento e houve sites e blogs de especialidade, como os de Confagri, Agricultura e Mar, Agronegócios, Sapo Lifestyle, Jornal Sabores, Canela e Hortelã, Saber Viver ou Saliva a fazerem o mesmo. A feira foi ainda anunciada no AngloInfo.com, um site com informações para a comunidade inglesa residente em Portugal.
Na imprensa especializada ainda não foi possível medir o impacto, sendo que a revista mensal Fruta, Legumes e Flores, que tem acompanhado a feira, esteve presente.

- publicidade -