Geoparque Oeste pode ser criado em 2024

0
442
Momento final da missão de avaliação da UNESCO ao aspiring Geoparque Oeste

Missão de avaliadores da UNESCO ficaram muito agradados com o que viram nos seis concelhos da região Oeste

Parece bem encaminhado o processo de criação do Geoparque Oeste após a visita, ao longo da última semana, dos dois avaliadores internacionais escolhidos pela UNESCO. O grego Ilias Valiakos, que veio a Portugal acompanhado do brasileiro Allyson Pinheiro, ficaram bem impressionados com a visita aos seis concelhos que integram a candidatura da AGEO (Associação Geoparque Oeste). Na conferência de imprensa que assinalou o final da missão, ambos destacaram à Gazeta que “vimos exemplos muito bons como poderá funcionar o geoparque, concretamente na vertente colaborativa com os parceiros, pois trabalham de uma forma muito próxima com as comunidades locais, que é o que estávamos à espera e porque é essa a definição de um geoparque”.
Tendo começado o périplo pelas Caldas da Rainha, foi no concelho de Torres Vedras que acabou a jornada de cinco dias intensos de trabalho. Os especialistas fizeram a avaliação da candidatura com a AGEO no Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras, em Porto Novo. Ao longo da semana foram vistos os 22 geossítios que integram o território da candidatura nos concelhos da Lourinhã, Bombarral, Cadaval, Torres Vedras, Peniche e Caldas da Rainha. De acordo com Ilias Valiakos, “há um grande potencial para o futuro geoparque porque está estrategicamente localizado no país, podendo atrair visitantes nacionais e estrangeiros por estar muito perto de Lisboa”. Agora vão ter “a enorme responsabilidade” de reportar à UNESCO “o que aqui vimos” e é com base no relatório, com muitos aspectos positivos e algumas observações, que o conselho da UNESCO decidirá, numa reunião em Marrocos, em Setembro, se aprova a candidatura oestina. Caso seja aprovada, a mesma será submetida a ratificação pela assembleia geral da UNESCO, que vai realizar-se no próximo ano. “Se tudo correr bem, em Abril de 2024 será criado, como todos desejam, o Geoparque Oeste”, frisou o Ilias Laliakos.
Da parte da AGEO há o sentimento do dever cumprido. O presidente João Serra agradeceu o trabalho desenvolvido por toda a equipa da associação e “o envolvimento de todos os municípios nesta candidatura” e ainda pelo apoio do Governo. ■