O grupo de amigos e golfistas de clube golf da praia d’El Rey ofereceu uma camara frigorifica, no valor de 8600 euros, ao núcleo caldense da Refood. Este equipamento permitirá uma maior capacidade e melhores condições de refrigeração dos alimentos, assim como um menor consumo, que se traduz em menos despesa, explica o responsável pelo núcleo, Rui Vieira, à Gazeta das Caldas.
A funcionar desde finais de 2015 na cidade, a Refood apoia actualmente 44 famílias, num total de 143 benefíciarios. Conta com cerca de uma centena de voluntários, mas precisa de mais para garantir a prestação do apoio. Entre as suas necessidades estão também as caixas normalizadas e uniformizadas para entrega de refeições às famílias e para recolha de alimentos, assim como a melhoria das condições de trabalho dos voluntários. “Estão várias horas nas instalações, com frio no Inverno e calor no Verão, pelo que um ar condicionado aumentaria o seu conforto”, exemplifica Rui Vieira.
Só este ano, o núcleo caldense conta evitar que cerca de 18 toneladas de alimentos em bom estado, fossem para o lixo. Estes são direccionados para famílias carenciadas.
Também em 2019 a Refood mudou de instalações, para um espaço maior e mais adaptado às suas necessidades de trabalho. Logo em Janeiro receberam a oferta de duas carrinhas por parte de empresas caldenses e tem aumentado o número de parceiros.