José Fernando Santos, de 43 anos, é o novo director do Agrupamento de Escolas de Óbidos. O docente, formado em Português e Inglês, que durante mais de uma década leccionou na EB D. João II, tomou posse no passado 10 de Janeiro.
Natural e residente nas Gaeiras, José Fernando Santos ainda está a “tomar o pulso” à casa, mas garante que quer seguir a tradição de “inovação e modernidade aliada à equidade e qualidade do ensino no concelho”. O responsável disse ainda à Gazeta das Caldas que tem os seus dois filhos a estudar nas escolas de Óbidos, o que mostra o quanto acredita nas “potencialidades do agrupamento e do corpo docente”.
Professor de Inglês, e director de turma, na EB D. João II, José Fernando Santos salientou que uma das razões que o levaram a candidatar-se ao lugar de director do agrupamento de escolas de Óbidos foi o de achar que o trabalho que dinamizava nas Caldas poderia ser aproveitado pelo seu concelho.
Quanto ao facto deste agrupamento ter um contrato de autonomia com a administração central, diz que isso é “instrumento e valência que temos que aproveitar”.
João Silva reconduzido na Raul Proença
O director do Agrupamento de Escolas Raul Proença, João Silva, foi reconduzido no cargo para o quadriénio de 2019/2023.
Cândida Calado, presidente do Conselho Geral do Agrupamento, refere que a deliberação assentou no “reconhecimento do contributo do seu primeiro mandato para o reforço do estatuto do Agrupamento de Escolas Raul Proença como instituição de ensino público de referência”. Ao longo dos últimos quatro anos João Silva “demonstrou competência para gerir os recursos humanos, financeiros e materiais de forma bastante eficaz e adequada às características e contexto do agrupamento”, diz. Para além disso, é-lhe reconhecida capacidade de liderança, interligada com uma visão estratégica dinâmica e capacidade de estabelecimento de relações de empatia e de respeito com os diversos setores da comunidade educativa.