Jovens caldenses em Bruxelas

0
273
Os voluntários do Gabinete da Juventude caldense e a representante do Europe Direct na região, durante a visita

Visita pretendeu fomentar proximidade dos jovens com as políticas europeias

“Esta viagem acrescentou-me enquanto pessoa, visto que aprendi imenso acerca da União Europeia (UE), acrescentou também a cultura de outro país, as vivências com as várias pessoas que conheci e também com as que já conhecia e um “check” a um sonho pessoal”. O testemunho é de Afonso Emanuel Pires, de 19 anos, voluntário no Gabinete da Juventude do município caldense que visitou, juntamente com outros dois jovens voluntários, a Comissão Europeia, entre 14 e 16 de novembro. De acordo com o jovem, visitar o parlementarium, “um dos maiores museus interativos do mundo, permite-nos aprender a história das políticas da UE , história esta que foi complementada com o museu “House of European History”, que nos permite conhecer os vários movimentos artísticos e da sociedade que nos influenciam até aos dias de hoje. Também Matilde da Branca, de 18 anos, destaca a experiência na capital da UE. “Sempre fui muito interessada pela política e cidadania europeias, então esta aproximação física foi como uma concretização pessoal”, conta, acrescentando que ter viajado entre amigos e conhecido outros jovens foi “ideal para tornar a viagem divertida e memorável”. O grupo caldense, juntamente com alunos de uma escola de Alenquer, viajaram com representantes da Europe Direct do Oeste, Lezíria e Vale do Tejo, a convite da eurodeputada do BE, Marisa Matias. Debater a importância da UE com a eurodeputada, no hemiciclo, será uma “experiência que ficará para sempre”, acrescenta a jovem, realçando que iniciativas como esta permitem aos jovens sentirem-se “como cidadãos que podem realmente fazer parte da decisão”.
Sérgio Sancheira, de 26 anos, também voluntário do Gabinete, considera que uma visita a Bruxelas, “centro da democracia europeia, nos moldes desta viagem, é uma experiência única”. Embora fosse com expectativas altas, salienta que foram “largamente superadas” e destaca a visita ao hemiciclo. “Ali é votada a legislação europeia, e dali saem muitas das bases das leis que são implementadas no nosso país”, explica, acrescentando que a sua experiência foi complementada pela explicação do funcionamento do Parlamento Europeu, por parte da eurodeputada Marisa Matias, bem como pelo seu testemunho pessoal.
“A realização desta viagem foi um marco pessoal. Aproximou-me das instituições europeias e proporcionou-me experiências e conhecimentos que de outra forma não seriam possíveis”, concretiza o jovem, que considera esta iniciativa uma forma de aproximar a Europa do cidadão comum.
Esta viagem resulta de um conjunto de atividades que o Gabinete da Juventude tem realizado com o Europe Direct do Oeste, Lezíria e Médio Tejo. Gina Costa, responsável pelo gabinete, realça a “falta de proximidade entre os jovens e as políticas europeias”, que leva a que desconheçam muitas oportunidades que estas lhe oferecem. “Quando foram recebidos por uma eurodeputada e puderam dizer o que pensavam, perceberam que alguém os ouve”, concluiu a responsável, que gostava de levar mais jovens a viver esta experiência. ■