Os alunos que este ano lectivo terminaram o 12º ano na Escola Josefa de Óbidos estão levar a efeito uma campanha de recolha de tampas de plástico com o objectivo de ajudar instituições que apoiam famílias carenciadas do concelho.
Intitulada “uma recolha pelo ambiente e por si”, a iniciativa decorre até 15 de Setembro. As tampas podem ser entregues nas juntas de freguesia, centros Melhor Idade, Centro de Intervenção Social, ATL’s, Intermarché de Óbidos, Café Tubas bar, Escuteiros de Óbidos, Associação Presente e Futuro de A-da-Gorda, escola antiga do Bairro da Senhora da Luz, Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Trás-do-Outeiro, Centro Cultural, Social e Recreativo Carregalense, Centro Cultural, Social e Recreativo Arelhense e União Filarmónica de A-da-Gorda.
Esta acção está integrada num projecto de sensibilização ambiental, que estão a desenvolver na sequência de uma proposta da autarquia em troca do apoio que lhes deu para realizarem a viagem de finalistas.
O projecto integra ainda a realização de um concerto na cerca do castelo, a 18 de Setembro, com a presença de várias bandas. Os espectadores deverão levar uma lâmpada incandescente e pagar 2,5 euros de entrada. Em troca recebem uma lâmpada florescente e economizadora, uma árvore pequena e informação a sensibilizar para a poupança de energia.
Os lucros desta iniciativa revertem a favor de instituições de solidariedade de Óbidos.
AS GARRAFAS VALEM MAIS
As campanhas de recolha de tampinhas, que se banalizou nos últimos tempos em inúmeras instituições, só se justifica porque as tampas são mais leves. Na verdade a garrafa de plástico vale no mercado dos resíduos mais do dobro do que a tampinha a que está associada.
A Valorsul (empresa à qual pertence agora a extinta Resioeste) tem em curso a campanha Pense Amarelo destinada a encorajar a separação de resíduos de plástico (que inclui também os pacotes de leite e de sumos, por exemplo). A própria empresa atribui uma percentagem das suas receitas em plásticos para projectos de índole social, podendo as várias entidades candidatarem-se a esses projectos. Por cada quilo de garrafas de plástico (de qualquer tipo, desde água ou sumo, à garrafa de detergente, de gel de banho ou de iogurte), a Valorsul oferece 2,5 cêntimos para ajuda social.
No ano passado a empresa destinou 51600 euros para a solidariedade social ao abrigo desta campanha e este ano, até Junho, já somava 40 mil euros para os mesmos fins.