Centenas de balões luminosos, a maioria presa no cabelo das crianças das escolas do concelho, encheram de cor a entrada da Porta da Vila ao início da noite de 31 de Outubro. Pelo muro abóboras esculpidas com uma luz no interior lembrava que nesse dia se comemora a tradição americana do Halloween (Dia das Bruxas).
Este foi o cenário escolhido pela Câmara de Óbidos para apresentar o evento “Vila Natal”, que decorrerá entre 5 de Dezembro e 4 de Janeiro e que este ano terá a magia como tema.
Para aguçar mais o apetite para o evento, houve trapezistas, artistas em andas, fogo e malabaristas. Nas paredes da muralha foram projectados, durante dois minutos e meio, desenhos de luz. Tratou-se de um trabalho desenvolvido por quatro estudantes da ESAD – Rafael Casaco, Rafael Silva, Paulo Pascoal e David Belo, que compõem a Molière Productions.
Este último reside em Óbidos e disse à Gazeta das Caldas que gostou de trabalhar para a sua terra. “Dá um gosto especial porque conhecemos as pessoas”, referiu, acrescentando que o trabalho apresentado foi feito em duas semanas.
O jovem obidense já tinha feito uma projecção nas Caldas, juntamente com outro colega, aquando das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril.
Por fim, foi acesa a iluminação ao longo de toda a muralha e que “abraça” o burgo durante a época natalícia.
A Vila Natal, que irá abrir portas a 5 de Dezembro, será “muito preenchida com animação, mais investimento na cenografia e, ao mesmo tempo, ofertas que são sempre muito queridas para as pessoas, como a pista de gelo, o comboio e o Pai Natal”, disse o presidente da Câmara, Humberto Marques. O autarca acrescentou ainda que este ano há uma maior apropriação do território à volta do evento, com a participação da comunidade. Este deixa de se realizar apenas dentro do perímetro muralhado, como tem acontecido nas edições anteriores, embora grande parte da animação se continue a concentrar na cerca do castelo.
Para a Usseira está prevista a realização de um espectáculo ligado a Santa Luzia, que é a padroeira da terra, e irão decorrer outras iniciativas por todo o concelho. “Sempre disse que queria os eventos ao serviço das comunidades e com este sentido de apropriação e tivemos possibilidade de verificar isso mesmo no dia 25 de Outubro com o desfile do Bordalo de Óbidos”, exemplificou o autarca.
O evento da passada sexta-feira procurou mostrar o envolvimento da população, mas também passar a mensagem de que quem quiser participar ainda o poderá fazer, dirigindo-se ao Espaço Ó ou à rede de livrarias, onde encontrarão ajuda para desenvolver os seus projectos.
O investimento deste ano na Vila Natal é de cerca de 240 mil euros e o preço do bilhete será mantido. As crianças com idades compreendidas entre os três e 12 anos pagam três euros, e os maiores de 12 anos pagam cinco euros até dia 16 de Dezembro. Depois dessa data o bilhete custa seis euros.
Os munícipes têm entrada gratuita de segunda a sexta-feira.
A organização da vila Natal é da empresa municipal Óbidos Criativa.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt