O ano lectivo arrancou em força na passada segunda-feira nas escolas do ensino regular das Caldas da Rainha e no dia 14 em Óbidos. Este ano são praticamente 10 mil os alunos que regressaram à escola nos dois concelhos – entre o pré-escolar e o 12º ano, abrangendo também as escolas de ensino profissional –, segundo dados recolhidos pela Gazeta das Caldas junto dos estabelecimentos de ensino. Os cursos profissionais voltaram a ser os que mais cresceram (21,3%), mas no global as escolas dos dois concelhos têm quase 340 alunos a mais do que no ano passado, e também há mais turmas e mais professores.
Já no ano passado o ensino profissional tinha superado em número de alunos o ensino secundário regular, numa inversão de números em relação a 2016. Um ano depois as escolhas dos jovens pelos cursos profissionais em relação aos científico-humanísticos acentuou-se, embora ambos tenham crescido em número de alunos.
O ensino regular cresceu 8,6% e regressou à casa dos 1.400 alunos. No entanto, o ensino profissional cresceu 21,3% para mais de 1.750 alunos. No conjunto dos dois tipos de ensino, há cerca de 3.250 alunos a entrar no último ciclo de ensino antes de ingressarem no mercado de trabalho ou no ensino superior, quando no ano passado totalizavam cerca de 2.800.
É no Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro e nas escolas profissionais que este aumento é mais visível.
Também no pré-escolar (no qual entram crianças que completam três anos e até aos seis) o número de alunos aumentou no conjunto dos dois concelhos, para perto dos 1.200. Neste número cabem todos os estabelecimentos de ensino públicos com esta valência e também os estabelecimentos privados que juntam as valências de pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Ao todo são 76 alunos a mais que no ano passado, mais 6,8% que no ano lectivo anterior. Trata-se de um facto curioso tendo em conta que contraria a queda da natalidade, mas pode sugerir atractividade da região para afixar novos residentes, nomeadamente jovens casais.
No pré-escolar é no Agrupamento de Escola Raul Proença que se observa o maior crescimento, seguido pelo Agrupamento das Escolas de Óbidos e pelo Colégio Rainha D. Leonor. Os restantes mantiveram números idênticos.
Se no pré-escolar e no secundário há mais alunos este ano, o mesmo não se pode dizer tanto no 1º ciclo, como no 2º e 3º ciclos. Nestes verificaram-se oscilações negativas, respectivamente de 3,1% e 3,4%. Mesmo assim, estes continuam a ser os ciclos com maior número de alunos. Entre o 1º e o 4º ano de escolaridade há um total de 2.321 alunos, com uma média de 580 por cada ano. Neste ciclo as descidas são generalizadas nos agrupamentos de escolas, embora pouco significativas.
Entre o 5º e o 9º ano de escolaridade há 3.208 alunos, com uma média de 641 por cada ano. Também nestes ciclos não há mudanças abruptas, embora seja o Agrupamento D. João II que tenha sentido maiores quebras, com menos 54 alunos. No sentido oposto, o Colégio Rainha D. Leonor perdeu 90 alunos no 3º ciclo, tendo ganho 23 em relação ao ano lectivo no 2º ciclo.
Contabilizando todos os níveis de ensino, o Agrupamento Raul Proença continua a ser o que tem mais alunos (2.723), mais 23 que no ano lectivo passado. Segue-se o Agrupamento Rafael Bordalo Pinheiro, que com um acréscimo de 269 alunos passou a fasquia dos dois mil (2.085). Já nas escolas do Agrupamento D. João II verificou-se o inverso. Com menos 64 alunos em relação a 2017/18, baixou da fasquia dos dois mil (1.941)
Já no Colégio Rainha D. Leonor, o fim dos contractos de associação continua a fazer baixar o número total de alunos, este ano para 444. Ao todos este estabelecimento contabiliza menos 108 alunos, um recuo de 19,5%. Desde 2015 o colégio do Grupo GPS viu reduzido o seu número de alunos para pouco mais de um terço.
No agrupamento de escolas de Óbidos o total de alunos é de 1.381, mais 18 que no ano lectivo passado.
Em termos globais, há também um crescimento no número de turmas (461), mais duas que no ano lectivo passado, e também de professores e formadores (947), mais sete que no ano passado.
NOVIDADES PARA 2018/19
Todos os anos os agrupamentos de escolas introduzem algumas alterações nos seus programas curriculares e nas actividades complementares, e este ano não é excepção.
No Agrupamento de Escolas Raul Proença é a introdução em todos os anos de início de ciclo da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
Ao abrigo do programa de flexibilidade curricular, no 1º ciclo, entre as várias estratégias implementadas destaca-se o projeto Turma+, com o qual se pretende criar estratégias pedagógicas diversificadas de modo a que os alunos desenvolvam a sua autonomia e uma consciência cívica ativa.
No 2º ciclo, o Apoio ao Estudo vai funcionar em coadjuvação. No 3º ciclo e no ensino secundário avança o projeto de apoio individualizado em sala de aula, também na modalidade de coadjuvação. Ainda neste ciclo o agrupamento vai manter a aposta no desdobramento de aulas de Matemática, Português e Inglês.
O Agrupamento de Escolas D. João II também aderiu a uma nova matriz no primeiro ano do 1º ciclo com a introdução da flexibilidade curricular. O programa passa a contar com quatro horas semanais dedicadas a Expressões Artísticas, repartidas em Artes Visuais, Expressão Dramática, Música e Educação Física. Há ainda a introdução da disciplina de Educação Cívica.
Este agrupamento introduziu ainda a componente de apoio à família para alunos do 1º ciclo através de uma parceria com uma Instituição Particular de Solidariedade Social, Mentes Brilhantes, que vai permitir aos pais deixar os filhos na escola nos períodos entre as 7h30 e as 9h00, e entre as 17h30 e as 19h00.
Para os alunos do quarto ano o agrupamento D. João II pretende ainda introduzir o Desporto Escolar.
No Centro Social e Paroquial foi escolhido como subtema do projecto educativo do 1º ciclo a história e a cultura do meio local. É introduzida a disciplina de Educação Ambiental, que entre outras actividades contempla uma visita ao Oceanário e várias saídas de campo nos concelhos das Caldas e Óbidos.
ATLETAS DE ALTA COMPETIÇÃO NA BORDALO PINHEIRO
No Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro as principais novidades não a introdução do ensino articulado de música e a nova Unidade de Apoio a Alunos Atletas de Alta Competição.
No Colégio Rainha D. Leonor é introduzida no 5º ano a disciplina de Educação Emocional e Desenvolvimento Pessoal no 5.º ano, integrado no projeto Mind Yourself (Mindfulness).
Ao abrigo do programa de flexibilidade curricular, algumas disciplinas vão já passar a ter uma organização semestral.
No 10º ano, a oferta do colégio passa a contar com Robótica e Programação, Técnicas Laboratoriais e Orientação Académico-Profissional no 10.º ano, assim como os cursos de técnico de Desporto e de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade.
Nas escolas de Óbidos, ao fim de sete anos regressa a Actividade Física e Desportiva na oferta das Actividades Extra Curriculares para os alunos do 1º ciclo. Estas aulas têm um carácter lúdico-didático e pretendem favorecer o desenvolvimento motor das crianças, ao mesmo tempo alargando o seu campo de experiências desportivas. Este novo programa assenta em parcerias com clubes e associações do concelho e vai proporcionar uma aula semanal de 60 minutos em modalidades variadas, como ténis, atletismo, futebol, danças, karaté, kempo, golfe, patinagem, btt e rappel. Segundo vereadora Margarida Reis, este é o ano lectivo em que o agrupamento registou maior número de alunos inscritos nas AEC.
O agrupamento vai ainda disponibilizar aulas de actividade física individualizadas com acompanhamento de um professor de educação física a alunos inseridos no projecto Óbidos Conta a Obesidade Infantil e também a alunos com necessidades educativas especiais.
Na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste a novidade será a introdução de um novo curso, de Turismo de Saúde e Bem-estar, que deverá arrancar em Março.
No Cenfim, as aulas começaram no início deste mês, mas em Outubro irão abrir novas ofertas, nomeadamente o Curso de Especialização Tecnológica de Tecnologia Mecatrónica, em horário laboral e outro em pós-laboral, de nível 5 (pós-secundário/pré-universitário), um Curso de Educação e Formação de Adultos de Serralharia Civil (equivalência ao 9º ano), e outro de Técnico/a Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica em regime pós-laboral (equivalência ao 12º ano).
Alunos
Pré-escolar 1194
1º Ciclo 1321
2º e 3º Ciclos 3208
Secundário 1483
Profissional 1768
Total 9974
Professores 947