Já começaram a chegar os primeiros presépios que irão figurar na quarta exposição das Gaeiras, que irá decorrer entre 4 de Dezembro e 2 de Janeiro de 2011, integrado na Óbidos Vila Natal.
Este ano estarão patentes no antigo armazém de vinhos, no centro da vila, obras de 64 artistas, provenientes na sua maioria da região Oeste, mas também com representações de diversos pontos do país. Por exemplo, de Barcelos estarão representados três conhecidos artistas – Júlia Ramalho, Júlia Cota e Laurinda Pires -, mas também há trabalhos realizados em Braga, Viana do Castelo, Cúria, Lousã, Mafra, Sintra e Alentejo.
“Foram os artesãos que nos telefonaram a pedir para continuar a realizar a exposição, dado que é um bom local de escoamento e uma iniciativa que dá a conhecer o seu trabalho”, explicou Eduardo Silva, presidente da Junta de Freguesia das Gaeiras, entidade que organiza a mostra.
E a procura foi tanta que tiveram mesmo que negar algumas participações, pois o espaço expositivo já não comportava mais peças.
No ano em que a Junta de Freguesia comemora o seu 25º aniversário, é também dada uma atenção especial à decoração do espaço que será inteiramente feita em tons de amarelo e verde, que são as cores da freguesia.
Pela primeira vez estarão também a trabalhar ao vivo diversos artistas, como é o caso da ceramista gaeirense Paula Clemente, José Tanganho, de Coruche, ou Margarida Koch, de Peniche.
Eduardo Silva destaca também a adesão dos coleccionadores a esta exposição e a procura pelos trabalhos dos artistas menos conhecidos. Nesta edição estarão expostas peças de cerâmica, madeira, trapologia, linho, barro preto, pintura, papel machê, cascas de árvore, pedra, ferro, bronze e material reciclado.
A exposição abre no dia 4 de Dezembro às 15 horas. Nos dias úteis poderá ser visitada entre as 14h00 e as 18h00 e aos sábados, domingos e feriados, entre as 14h00 e as 20h00 (inclusive dias de Natal e Ano Novo).
A organização estabeleceu um acordo com a empresa Mais Passeio (instalada na incubadora ABC) que irá organizar visitas com a população sénior e já tem contactos de associações de Caminha, Viana do Castelo e Braga, que estão também interessados em fazer excursões para visitar o evento.
A entrada continua a ser gratuita, mas as pessoas são convidadas a contribuir com um donativo destinado à construção da igreja das Gaeiras. Dez por cento de cada peça vendida será também destinada a esse projecto.
A mostra tem servido para mostrar o trabalho dos artistas locais, que se reflecte não só na venda dos presépios como nas encomendas para outros locais. Foi o que aconteceu com o artista plástico António Ribeiro, que este ano já foi convidado para pintar um presépio de grandes dimensões para o Sobral e para os Baraçais (Bombarral). “Vai-se espalhando arte por outros sítios”, conclui o presidente da Junta, que nesta iniciativa faz um investimento de cerca de mil euros.