Marco José assinala 20 anos de alternativa e é homenageado nas Caldas

0
808
Gazeta das Caldas
- publicidade -

corrida1A celebrar 20 anos de alternativa, o cavaleiro caldense Marco José vai ser homenageado pela sua cidade este 15 de Maio, na sessão solene e na corrida nocturna na Praça de Touros das Caldas da Rainha. O cavaleiro falou à Gazeta das Caldas numa entrevista por escrito, depois de gorada a oportunidade de um encontro pessoal na corrida que esteve marcada para a Benedita a 2 de Maio e que foi adiada para a semana seguinte.

Começou desde criança a frequentar as corridas de touros com o seu pai, Francisco Coutinho, e tinha 10 anos quando teve a primeira experiência, ao tourear a primeira garraiada. Em 2015, Marco José, cavaleiro nascido nas Caldas da Rainha em 1976, celebra os 20 anos de alternativa e vai ser homenageado a 15 de Maio, primeiro na sessão solene das Festas da Cidade, onde irá receber a medalha de mérito cultural, e depois na corrida nocturna, na Praça de Touros das Caldas da Rainha.
“Sempre senti uma vontade enorme de um dia ser como aqueles meus ídolos que andavam nas praças de toiros”, contou à Gazeta das Caldas. Depois daquela primeira experiência nunca mais quis deixar a sua paixão, mas o maior passo foi mesmo decidir optar por uma carreira profissional. “Primeiro saber se é mesmo isso que queremos, pois é uma profissão dura e complicada, depois trabalhar e ter uma boa quadra de cavalo, de forma a dar sempre o máximo em cada lide”, explicou.
A relação com os seus cavalos é grande, não só porque são uma espécie de “ferramenta de trabalho”, mas principalmente porque são “nossos grandes amigos e só uma coordenação perfeita pode dar o triunfo”.
Marco José salienta que esta é uma profissão bonita, mas muito dura. “Requer muito trabalho diário, das oito da manhã até qualquer hora pois os cavalos precisam de ser montados todos os dias”, referiu.
A corrida que mais o marcou foi a da sua alternativa, no Campo Pequeno, em 1995, “numa corrida extremamente importante como a da TV”. Recorda-se de muitos outros triunfos e também de algumas corridas boas, “mas prefiro sempre lembrar-me dos êxitos”. Toureou em muitas praças nacionais, mas também em Espanha.
Marco José é filho de Francisco Coutinho, que foi presidente da Câmara da Batalha e governador civil de Leiria, tendo ocupado outros cargos, como o de presidente do Caldas Sport.
O cavaleiro actualmente mora em Évora, onde casou com Sara Pestana, de quem tem dois filhos. Apesar de estar longe, mantém uma ligação próxima com as Caldas da Rainha. “É a minha terra e adoro tourear nesta praça. É aqui que estão os meus amigos e a família”, conta.
As expectativas para o 15 de Maio são muito grandes. “É uma corrida especial, com carisma”, mas também um dia em que as emoções irão estar à flor da pele, pela homenagem que a sua cidade lhe vai prestar.
Marco José foi convidado pelo empresário Arnaldo Santos, da empresa Derechazo, a participar nesta corrida nocturna para ser homenageado, o que o cavaleiro agradece.
A Derechazo é uma empresa taurina e de eventos criada, a 1 de Outubro de 2014, por dois caldenses, Raul Santos e Arnaldo Santos, que desde Janeiro é a responsável pela gestão da Praça de Touros das Caldas.
A corrida nocturna de 15 de Maio está incluída nas Festas da Cidade, retomando uma tradição antiga. Para além de Marco José, vão participar ainda na corrida os cavaleiros Luís Rouxinol e Ana Baptista. Os forcados serão dos grupos amadores das Caldas e de Vila Franca de Xira. Os seis touros serão da herdade de António Silva.

 

- publicidade -