Matilha de cães perseguia ciclistas perto de Salir do Porto

0
876
Matilha de cães perseguia ciclistas perto de Salir do Porto - Gazeta das Caldas
Uma imagem nas redes sociais que alerta para a “zona perigosa” - Isaque Vicente
- publicidade -

Ciclistas que passavam na estrada entre a Serra do Bouro e Salir do Porto, na Rua da Espinheira, contam que foram perseguidos por uma matilha de cerca de uma dezena de cães.

O facto de existir esta matilha era conhecido há cerca de um ano, quando as primeiras queixas chegaram à autarquia (pelo gabinete veterinário) e ao Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR.
Recentemente foram divulgados nas redes sociais novos casos e chegaram à Gazeta das Caldas relatos de fugas complicadas. Foi o caso, por exemplo, de José Luís Machado, que no início do mês se viu perseguido por oito cães de grande porte, que o cercaram. Foi a ajuda dos condutores de dois carros que, ao verem a situação, pararam para o ajudar, que lhe permitiu sair daquele incidente sem mordidelas. O local em causa, perto de uns aviários e de campos agrícolas, também tem uns eucaliptais por onde paira a matilha.
Mas este foi só o último caso porque dentro do grupo de amigos de José Luís Machado, que costuma passar de bicicleta por aquela zona aos domingos, já vários elementos vivenciaram esta situação.
Questionada pelo nosso jornal, a Câmara das Caldas esclareceu que “os Serviços Veterinários já identificaram e sinalizaram a matilha” e que “estão a tomar as diligências necessárias, em colaboração com a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária e a GNR, no sentido de a capturar por meio de armadilhas e dardos anestésicos”.
Por outro lado, a autarquia pretende sensibilizar quem alimenta a matilha e lhe dá guarida. “Temos já canídeos desta matilha no nosso centro de recolha disponíveis para adopção”, esclareceu a Câmara.

Matilha de cães perseguia ciclistas perto de Salir do Porto - Gazeta das Caldas
A Rua da Espinheira, onde se têm avistado os cães – Isaque Vicente
- publicidade -