Mercado da Praça da Fruta transformou-se numa venda de garagem

0
751

MercadoVendaGaragemBeatrizRaposo1No âmbito do programa Caldas Anima, promovido pela autarquia local, decorreu no passado dia 11 de Julho, o primeiro acontecimento do “Mercado Cria”: um mercado de rua dedicado à venda de artigos em segunda mão, que se realizou no coração da cidade, na Praça da Fruta (Praça da República).
Uma iniciativa que serviu um bem solidário, pois a inscrição dos participantes consistiu na contribuição com um produto de alimentação animal, destinado a duas associações de defesa dos animais sediadas nas Caldas da Rainha, a CRAPAA e a Rede Leonardo. A organização sem fins lucrativos, Olha-te, também esteve presente, dinamizando o espaço com uma aula de desenho e um workshop de capoeira.
Para os visitantes não faltou variedade nos produtos expostos: num painel de fundo marcado pelas cores vivas, encontrava-se de tudo, desde vestuário, sapatos, bijuterias, caixas tupperware, louças, brinquedos, quadros, livros, DVDs, CDs, entre outros. Embora não estivesse “à venda”, a música também fez parte do mercado, animando-o pelo noite dentro. O grupo fanfarra Decassêcos actuou ao final do dia, seguidos da banda filarmónica Sociedade Instrução Musical Cultura e Recreio de A-dos-Francos.
Nenhum detalhe ficou esquecido na coordenação do evento, como os olhares mais atentos puderam verificar. Existiam sacos específicos para os clientes, ilustrados com o logotipo do Mercado Cria, lâmpadas instaladas em todas as bancas, para que estas continuassem operacionais ao cair da noite, e ainda identificações para os vendedores e membros da organização, que dispunham de um espaço de secretariado destinado ao esclarecimento de dúvidas.
Vânia Ferreira, membro da organização, explicou à Gazeta das Caldas que este é o primeiro evento do Mercado Cria, que contará com mais cinco actividades. A próxima, o Mercado “Aromas e Sabores”, ocorrerá no dia 25 de Julho no mesmo local, e será dedicada “à venda de produtos alimentares biológicos e gourmet, uma iniciativa orientada para a alimentação saudável”.
Qualquer pessoa podia participar na venda de garagem e, a meio do evento, houve mesmo quem chegasse de saco na mão, recheado de bugigangas, para vender na banca dos amigos. Ilda Rodrigues, de 53 anos, colecciona roupa vintage e vê nestes mercados uma “oportunidade para partilhar um gosto” e desfazer-se de algumas peças. Já Célia Marques, de 40 anos, veio para vender sapatos, malas, casacos de pele e algumas lãs, considerando “que todos ganham nestas iniciativas”: os vendedores, que aproveitam para esvaziar os armários e os clientes que compram muito mais barato.
Destaque para outros eventos do “Caldas Anima” que se realizaram no final da semana passada, como a peça de teatro “Spathodea” e a primeira edição de cinema ao ar livre na praça de animação do CCC, onde foi exibido o filme “Outubro/Novembro” de Götz Spielmann. Hoje, pelas 22h00, o grupo jazzístico Júlia Valentim Trio actuará gratuitamente na Praça 5 de Outubro e amanhã haverá animação na Praça da República, primeiro com o espectáculo “Vaya Circo” do grupo espanhol Circobaya (21h00) e depois com o concerto da Sociedade Filarmónica de Alvorninha (22h00).