Ministério aprova colocação de professora para escola municipal de Óbidos

0
551
- publicidade -

A professora Lúcia Fernandes integra, desde o passado dia 30 de Janeiro, a equipa do Jardim de Infância do Arelho, onde irá por em prática o projecto “Escola Municipal – Um Ensaio para o Futuro”, desenvolvido pela Câmara de Óbidos. A autarquia teve, pela primeira vez, luz verde do Ministério da Educação para pôr em marcha o projecto educativo no qual tem trabalhado nos últimos anos e onde pretende apostar na criatividade no ensino pré-escolar e no primeiro ciclo.

A professora leccionava no primeiro ciclo do ensino básico no Complexo do Furadouro (Amoreira) e a sua selecção foi feita através de um concurso interno, lançado pelo Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, que tinha por critérios a avaliação curricular (tempo de serviço, participação em congressos, artigos publicados, coordenação de projecto, entre outros aspectos), observação de aula e entrevista.
Lúcia Fernandes continuará a acompanhar a turma quando esta transitar para o primeiro ciclo do ensino básico.
Desde Setembro do ano passado que os educadores do Jardim de Infância do Arelho estão a receber formação para implementar uma pedagogia própria, que complementa o modelo em vigor com estratégias adaptadas ao contexto de Óbidos. Em prática está também uma parceria entre Óbidos e a cidade italiana de Reggio Emilia, que é uma das referências mundiais ao nível da educação pré-escolar.
Para o presidente da Câmara de Óbidos, Telmo Faria, esta é “uma decisão que viabiliza a implementação de um projecto muito inovador em termos educativos”. Na sua opinião, esta professora, ao trabalhar “intensamente” as metodologias do pré-escolar, vai dar continuidade a práticas e métodos de trabalho que muitos reconhecem como fundamentais, mas que “não tem havido a coragem de introduzir no primeiro ciclo”.
Para Telmo Faria a decisão do secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, foi um “acto de coragem, abertura e confiança no trabalho que está a ser desenvolvido na educação” no concelho de Óbidos.

- publicidade -