Ministério da Saúde pede mais pareceres

0
249

O Ministério da Saúde solicitou pareceres complementares externos à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT) e à Infraestruturas de Portugal (IP). “Após receção e análise dos mesmos, o plano funcional e a localização do novo Hospital do Oeste serão apresentados em junho”, informa o ministério da Saúde, questionado pela Gazeta das Caldas.
Na semana passada foi emitido o parecer final relativo às petições “Construção de um novo hospital central do Oeste nas Caldas da Rainha” e “Um Hospital para todo o Oeste”, que têm como primeiros peticionários, o caldense Paulo Espírito Santo e o torriense José Augusto carvalho, respetivamente. Os peticionários foram ouvidos em audição na Comissão de Saúde e esta solicitou ao governo, a 13 de abril, que tomasse uma “posição sobre as petições em apreço, assim como acerca das pretensões dos peticionários”. No entanto, e de acordo com o documento, a Comissão de Saúde “não obteve ainda qualquer resposta do executivo” relativamente às petições.
O relator foi o deputado caldense, Hugo Oliveira, que, no documento, assume a defesa da localização entre Caldas da Rainha e Óbidos e destaca que a decisão sobre a construção, e localização, do novo hospital cabe ao governo, mais concretamente ao ministro da Saúde. O também signatário de uma das petições realça que a “coragem política mede-se pela eficiência da decisão, mas também pela coragem de a concretizar”, defendendo também melhorias nas atuais instalações do Centro Hospitalar do Oeste.
No seu parecer, a Comissão de Saúde refere que o relatório deve ser publicado no Diário da Assembleia da República, que deverá ser remetida cópia das petições e relatório ao ministro da Saúde. ■