
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai assumir os custos com a reparação estrutural do Santuário do Senhor da Pedra, no âmbito de um protocolo ao abrigo da lei do mecenato.
O provedor daquela instituição, Pedro Santana Lopes, visitou o local e disponibilizou-se a pagar todos os custos inerentes aos problemas estruturais do edifício, como é o caso das infiltrações, telhado, janelas e portas.
A Câmara tinha uma estimativa inicial de custos na ordem dos 130 mil euros, mas depois de uma visita dos técnicos ao local chegaram à conclusão que o valor seria mais alto. Têm agora três semanas para fazer o levantamento dos problemas a fim de levar a proposta ao Conselho da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para deliberação e depois a assinatura do acordo.
Como contrapartida, a Câmara de Óbidos irá oferecer às crianças da Santa Casa o acesso livre aos eventos, assim como um conjunto de outras condições sociais.
A recuperação do edifício, tutelado pelo Patriarcado, rondará os 1,5 milhões de euros, podendo ser feita em três fases. Pedro Santana Lopes garantiu a primeira e disse estar disponível para depois equacionar as restantes, que se prendem com arranjos na parte interior do templo e pinturas e, por fim, os restauros de obras.
O Santuário do Senhor Jesus da Pedra não é classificado monumento nacional, pelo que não é elegível para obtenção de fundos comunitários.
Construído no século XVII, em memória de D. João V, o edifício tem a particularidade de possuir volume cilíndrico no exterior e um polígono hexagonal no seu interior, que possui ainda três capelas – a capela-mor dedicada ao Calvário, e as capelas laterais dedicadas a Nossa Senhora da Conceição e à Morte de S. José.
O artigo tem algumas incorrecções, nomeadamente quanto ao facto de dizer «construído no século XVII, em memória de D. João V», ora seria estranho edificar um santuário em memória de um rei que ainda não o era, visto D. João V ter sido rei entre 1706 e 1750.
O Santuário do Senhor da Pedra foi construído a partir de 1740 e inaugurado em 1747 com a presença do rei D. João numa das suas visitas às Caldas da Rainha.
Vide:
GORJÃO, Sérgio, Senhor Jesus da Pedra – Guia do Núcleo Museológico, Óbidos, 1997.