O Montepio Rainha D. Leonor vai adquirir o edifício da EDP e nele realizar obras para receber os serviços que funcionam nas actuais instalações. José Luís Ferreira, presidente da direcção, não quis divulgar o valor da compra, mas espera que este projecto se concretize nos próximos dois anos.
Até lá, porém, o assunto vai ser submetido à Assembleia Geral da instituição para que os sócios se pronunciem. Esta deverá realizar-se em Janeiro ou Fevereiro.
O projecto anterior do Montepio, que passava por construir um novo edifício no espaço fronteiro onde se encontra o parque de estacionamento, foi abandonado. A direcção privilegia a entrada sul da cidade, considerando que o edifício da EDP reúne condições para ali instalar praticamente todos os serviços do Montepio, além de dispor de bons acessos e estacionamento.
O projecto para transformar aquele imóvel numa clínica ainda não foi feito, pelo que José Luís Ferreira não adiantou também o valor desse investimento.
O edifício histórico, no centro da cidade, não será vendido e nele deverão manter-se os serviços sociais.
O Montepio Rainha D. Leonor tem 156 anos e conta com 7000 associados. No seu quadro de pessoal conta com 204 trabalhadores, mais 80 em regime de prestação de serviços. No final deste ano terá facturado cerca de 5 milhões de euros e o seu orçamento para 2017 é de 7 milhões de euros.