Mural mostra identidade do Vau

0
297
A dupla DAFLA a trabalhar no projeto artístico denominado “À Vau”

Projeto das obidenses Daniela Fortunato e Flávia Martins, que assinam como DAFLA, ficou terminado esta semana

Desde o início da semana que quem passa pelo Largo da Mina de Santo António, no Vau, encontra o mural “À Vau”, com a representação de diversos simbolos associados a esta freguesia. A antiga parede branca, de 5 metros de altura por 11 de largura, ganhou cores com o trabalho artístico da dupla DAFLA, formada pelas obidenses Daniela Fortunato e Flávia Martins, que ali representou elementos ligados à pesca da Lagoa de Óbidos, como é o caso de uma enguia e uma dourada, uma rede de pesca e uma bateira. A estes juntam-se ainda aves e um observatório, assim como desenhos representativos do círio de Nossa Senhora do Bom Sucesso (anjo, balão e o cavalo) e da padroeira da freguesia, Nossa Senhora da Piedade (bandeira).
Frederico Lopes, presidente da Junta de Freguesia do Vau, destaca o trabalho das jovens artistas na valorização cultural do espaço que, sendo de passagem, provoca um grande impacto. “Durante o período em que decorreram os trabalhos, as pessoas mostraram logo curiosidade sobre o que estava ali a nascer e têm gostado muito”, disse à Gazeta das Caldas.
A dupla está a preparar uma segunda pintura, agora para um mini campo de basquetebol, localizado na Aldeia dos Pescadores, no Bom Sucesso. “São iniciativas para valorizar a freguesia através da arte e aproveitar espaços que estão sem utilidade e torná-los mais apelativos”, resumo Frederico Lopes.
Daniela Furtado e Flávia Martins dinamizam ainda outro projeto artístico no concelho de Óbidos, denominado “Caracaia”, que decorre desde 2020 e através do qual pretendem disseminar a arte e valorizar a tradição através da reaproximação identitária ao ato de caiar. ■