Novo presidente do GEOTA quer reforçar política ambiental

0
307
- publicidade -

Rogério Ivan Rodrigues, que foi diretor executivo da OesteSustentável, é o novo presidente da comissão executiva do GEOTA. A eleição decorreu no passado dia 20 de abril, no Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada, nas Caldas da Rainha. Engenheiro especialista em Energia e com experiência na gestão associativa regional e intermunicipal, pretende reforçar o papel do GEOTA como “influenciador da política ambiental através da intervenção pró-activa junto de outras organizações da sociedade civil, da academia e de decisores políticos”.
O Geota aponta como prioridades a aposta num modelo de agricultura de precisão e não intensiva, bem como na eficiência hídrica como pilar da gestão da água evitando a construção de novas barragens e de novas centrais dessanilizadoras. Defende a manutenção da proibição de novas áreas de eucalipto e a aceleração da execução do Programa de Transformação da Paisagem, que permita um país mais resiliente aos incêndios, assim como a aposta na ferrovia como principal mecanismo de mobilidade, a criação de Plano Nacional de Restauro e desenvolvimento de um Plano Nacional de Solos.
A aposta na remoção de barreiras em rios e o restauro dos ecossistemas de água com o desenvolvimento do projeto Rios Livres e a promoção de ações de educação ambiental nacional através dos projetos Coastwatch Portugal e do Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada, são outros dos objetivos, refere o novo presidente.
Criado como grupo informal em 1981, o GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente é uma Organização Não‑Governamental de Ambiente (ONGA) com constituição legal desde 1986. ■

- publicidade -