O prédio doado à Junta de Freguesia de Alfeizerão por Augusto Lopes e sua filha Fátima Lopes (já falecida), situado na Rua 25 de Abril, entrou em obras só no início de Junho devido ao meu tempo. A empresa Construções Daniel Subtil, Lda., do Vimeiro, (Alcobaça) tem estado a efectuar a remodelação do edifício, que inicialmente teve a ajuda das máquinas da Granja das Maçãs, uma associação composta pelas Juntas de Freguesia de Alfeizerão, Cela e Vimeiro, na demolição da casa no espaço inferior. A sua frente ficará com a mesma fachada, que apenas sofrerá beneficiações.
O presidente da Junta, Leonel Ribeiro, destacou a importância que este empreendimento tem para Alfeizerão no plano cultural. O espólio deixado por Fátima Lopes comporta alguns milhares de livros e outros objectos de arte.
O edifício ficará com uma sala onde funcionará uma oficina para artesanato, uma sala para exposições e uma biblioteca. Referiu ainda que este projecto será um atractivo para a população local e para as pessoas que, nomeadamente, aos fins de semana visitam Alfeizerão e procuram espaços culturais que, praticamente, são inexistentes nesta vila. O custo da obra ronda 105 mil euros, que serão pagos pelo doador da referida casa.
T. Antunes