Jovem ameaçada com faca no centro das Caldas
Um indivíduo com cerca de 20 anos ameaçou uma jovem com uma faca na tarde de 2 de Dezembro, na rua Heróis da Grande Guerra. Segundo testemunhas ouvidas pela Gazeta das Caldas, a jovem, com cerca de 18 anos, defendeu-se agarrando a mão do agressor, que parecia ser seu conhecido, gritando para que ele parasse.
O aparato provocado por esta situação, com várias pessoas que ali se juntaram, levou a que o indivíduo se retraísse, acabando por entregar a faca a outra jovem (aparentemente sua amiga e que assistia à cena), tendo fugido do local. No entanto, seria apanhado e identificado pela política, uma centena de metros depois, junto à Rodoviária.
A PSP conseguiu localizar a faca na posse da alegada amiga do agressor, mas, quando questionada pela Gazeta das Caldas esta autoridade não prestou quaisquer declarações sobre o assunto.
Região das Caldas sem luz devido ao mau tempo
Caldas da Rainha foi uma das cidades do centro do país afectadas por cortes de energia eléctrica causadas pelo mau tempo que se fez sentir no domingo passado, 5 de Dezembro. Os cortes afectaram também alguns concelhos vizinhos, entre os quais Óbidos.
Segundo informações do gabinete de comunicação da EDP Distribuição à agência Lusa, 40 mil clientes desta empresa estiveram sem electricidade nas zonas de Leiria, Caldas da Rainha e Torres Novas na sequência de avarias na rede eléctrica.
Segundo a EDP, o corte no abastecimento de electricidade decorreu devido a “uma situação de mau tempo, não só nesta região, mas noutras do país, como a norte, que foi sobretudo grave ao início da manhã e por volta da hora do almoço”.
Na zona da Lagoa Parceira a trovoada causou a queda de um poste de alta tensão que provocou vários danos e levou a que a zona ficasse sem electricidade das 10h30 às 19h00. Segundo o comandante dos bombeiros voluntários das Caldas, José António Silva, as linhas caíram em cima de fios de telefone e fizeram com que as caixas da PT e da EDP rebentassem em algumas casas. Uma criança ficou com algumas manchas nas costas, alegadamente por causa da descarga eléctrica, tendo sido aconselhada a ir ao hospital por precaução.
As várias situações de cortes de energia no distrito de Leiria motivaram um pedido de esclarecimento do deputado socialista João Paulo Pedrosa. O presidente da federação distrital do PS considerou ser “inadmissível que, nos tempos de hoje, a EDP garanta um tão mau serviço aos cidadãos”.
O deputado quer saber quais as soluções que estão a ser pensadas para eliminar definitivamente este problema e incentiva “todos os cidadãos e todas as empresas a fazerem-se ressarcir dos prejuízos causados”.
João Paulo Pedrosa quer que os poderes públicos protestem junto da empresa, “exigindo que esta preste uma qualidade de serviço, pelo menos, equivalente ao preço que cobra a cada um”.
Ainda mais assaltos na região
O bar Cais da Praia, na avenida do Mar da Foz do Arelho, foi assaltado na noite de 6 de Dezembro, pouco antes das 23h00. O estabelecimento estava encerrado por ser dia de folga e os ladrões levaram dois plasmas.
Uma mota furtada durante a madrugada de 4 de Dezembro foi recuperada pouco tempo depois pela PSP das Caldas.
Três casas foram assaltadas a 29 de Novembro em A-dos-Francos, Bufarda (Peniche) e Boavista (Bombarral). Na Amoreira de Óbidos roubaram fios eléctricos de um aviário.
Em Casais de Mestre Mendo (Peniche) três homens armados assaltaram uma casa. No mesmo dia foi assaltada uma residência na Delgada. No dia 1 de Dezembro assaltaram outra casa na Serra Del Rei e no dia 2 na Foz do Arelho.
A 2 de Dezembro foram apresentadas queixas na GNR pelo furto de gasóleo em estação elevatória no Vau e fio de cobre no Carvalhal Benfeito, Bufarda e Bolhos.
Cinco bilhas de gás foram furtadas a 3 de Dezembro em São Gregório. No Casal do Haver (Alvorninha) assaltaram uma casa, em Tornada uma viatura e ainda uma residência no Bombarral. Foram ainda apresentadas queixas pelo furto de linhas telefónicas em Óbidos e de fio de cobre em Ribafria e Bufarda.
A 4 de Dezembro assaltaram casas nas Antas e na Foz do Arelho. Em Pataias a GNR recuperou 71 metros de cabo de cobre. Logo no dia seguinte houve furto de linha telefónica na Amoreira.
Uma casa foi assaltada na Praia Del Rei e outra no Bombarral no dia 5 de Dezembro. A GNR recebeu também uma queixa pelo assalto a um bar no Baleal.
No dia 6 roubaram uma viatura na Benedita e outra em Alvorninha. Um armazém no Vale do Coto e uma casa nas Trabalhias foram assaltados no mesmo dia.
De 29 de Novembro a 6 de Dezembro a GNR das Caldas registou na área do seu destacamento territorial um total de 52 acidentes dos quais resultaram um morto (atropelamento em Pataias), um ferido grave e 17 feridos ligeiros.
Uma mulher de 42 anos foi detida na Fanadia a 1 de Dezembro com uma taxa de alcoolémia de 2,09 gr/l.
No dia 3 de Dezembro a GNR da Benedita deteve um homem por conduzir um carro sem carta. Uma mulher de 28 anos foi apanhada pela Guarda no mesmo dia, em Carrascas (São Martinho) com 1,49 gr/l. Outra mulher de 41 anos foi detida com 1,77 gr/l, em Salir do Porto no dia 4, e em São Martinho a GNR deteve mais uma condutora, de 47 anos, com 2,02 gr/l. No mesmo dia foi detido um homem de 43 anos com 1,61 gr/l em Tornada.
Homem que esfaqueou funcionária pública pode ser considerado inimputável
O homem que esfaqueou uma funcionária da Segurança Social das Caldas da Rainha em Março, pode vir a ser considerado inimputável pelo colectivo do tribunal desta cidade que o está a julgar.
David Ramos, de 27 anos, esfaqueou a 2 de Março a funcionária Maria da Luz, de 53 anos, com uma faca de cozinha, depois de lhe ter sido cortado o subsídio de desemprego pela Segurança Social.
O agressor foi acusado pelo Ministério Público de crime de ofensa à integridade física qualificado e de homicídio qualificado de forma tentada.
No caso de o tribunal determinar que este é inimputável e, por isso, ser incapaz de avaliar a licitude do seu acto, David Ramos deverá ser internado compulsivamente para tratamento por um período não inferior a três anos.
O acórdão do colectivo de juízes vai ser conhecido na próxima sessão do julgamento que foi marcada para as 16h00 de 17 de Dezembro no Tribunal das Caldas.
Na última sessão, que teve lugar na passada terça-feira, foi comunicado ao arguido a alteração da sua qualificação jurídica para inimputável, tendo a defesa de David Ramos prescindido de contestar essa mudança.
A primeira parte desta sessão decorreu à porta fechada para produção de prova suplementar, tendo sido ouvida a psiquiatra do Hospital de Santo André, através de vídeo-conferência.
André Ramos, que está em prisão preventiva, remeteu-se sempre ao silêncio, mesmo quando ouvido pela especialista, que lhe terá diagnosticado um alto grau de probabilidade de inimputabilidade.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt
Saúdo a tomada de posição do PS de Leiria. Era bom que todas as forças políticas agissem assim, contra o mau serviço da EDP. Acredito que alguma coisa mudaria.
Comentário pormenorizado em: o-das-caldas.blogspot.com/2010/12/o-ps-faz-se-ouvir-relativamente-ao-mau.html