Desta vez foi no Guisado que a GNR das Caldas da Rainha encontrou, a 29 de Junho, 11 pés de cannabis, cujas folhas secas costumam ser designadas marijuana.
Como a Gazeta das Caldas já noticiou, a 19 de Junho tinham sido encontrados 41 pés destas planta num terreno baldio em Tornada.
A 16 de Abril a PSP também tinha encontrado, num sótão de uma casa das Caldas da Rainha, 63 plantas de cannabis. Nessa altura, foram apreendidas ainda uma garrafa de fertilizante líquido e três copos de plástico, usados para a sementeira.
O estudo do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT) refere que a Europa, tornou-se também um importante produtor daquela droga.
Segundo o diario Público, a estatísticas indicam que quase um em cada quatro europeus com idade entre os 15 e os 64 anos já experimentaram canábis. Cerca de nove milhões de jovens (entre os 15 e os 34 anos) disseram tê-la consumido no último mês.
Uma reportagem do jornal Crime salienta também o aumento da produção doméstica de marijuana em Portugal. De acordo com uma fonte da GNR citada por aquele jornal, esta é uma cultura rentável que pode atingir os 5000 euros por quilo. Cada planta, com 1,20 metros, pode dar um lucro de 300 euros depois de tratada.
A mesma fonte da GNR considera que “a maior parte das plantações destinam-se a consumo local, do próprio produtor”, ou a uma comercialização em pequena escala.
PSP continua a não divulgar assaltos
De acordo com os relatórios diários enviados pela PSP de Leiria à comunicação social regional, a semana passada também não houve assaltos a registar na área das esquadras de Alcobaça, Caldas da Rainha, Nazaré e Peniche, excepto duas viaturas roubadas, que foram entretanto recuperadas.
Um carro, avaliado em 400 euros, que tinha sido furtado nas Caldas da Rainha a 25 de Junho, foi recuperado três dias depois. O veículo foi transportado para a esquadra caldense para serem efectuadas peritagens técnicas e posteriormente entregue ao seu proprietário.
A 27 de Junho de 2012, pelas 15h30, a PSP de Peniche recuperou um outro carro, avaliado em 1500 euros, que tinha sido furtado cinco dias antes nas Caldas da Rainha.
A GNR caldense interceptou em Tornada, a 25 de Junho, uma carrinha com artigos de vestuário contrafeitos, os quais foram apreendidos. Na A-da-Gorda foi assaltada uma casa.
No dia seguinte foram assaltadas duas casas em Alfeizerão e outra na Mata do Porto Mouro. No Olho Marinho furtaram uma viatura.
Dois fios de ouro foram roubados por esticão, a 27 de Junho, no Olho Marinho (Óbidos) e em Alpedriz (Alcobaça). Na Amoreira assaltaram um anexo agrícola.
No dia 28 foi assaltado um armazém no Carvalhal Benfeito, de onde levaram material agrícola. Em Óbidos, furtaram um cartão de crédito do interior de uma mala. No Bombarral roubaram artigos em cobre na adega cooperativa local e uma cisterna de água pertencente à Câmara Municipal.
Dois postos de transformação da EDP, em A-dos-Francos e São Gregório, foram assaltados a 29 de Junho. Um veículo furtado na Atouguia da Baleia foi, entretanto, recuperado pela GNR. Em São Martinho também roubaram uma viatura.
No dia 30 foi assaltado um aviário na Amoreira. A 1 de Julho a GNR da Benedita recebeu queixas por vandalismo em várias viaturas.
No madrugada 3 de Julho de 2012, a PSP da Nazaré recuperou um veículo ligeiro de mercadorias que tinha sido furtado no dia anterior.
A GNR de São Martinho do Porto deteve, a 27 de Junho, um indivíduo que conduzia com uma taxa de alcoolémia de 1,63 gr/l.
De 25 de Junho a 1 de Julho a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial um total de 16 acidentes, dos quais resultaram um ferido grave e três feridos ligeiros.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt