O Oeste possui seis representações no certame Peixe em Lisboa, que decorre até dia 22 de Abril no Pátio da Galé (Terreiro do Paço) e reúne os melhores chefes e restaurantes, que oferecem degustações criativas.
A ginja de Óbidos e de Alcobaça, mel e produtos da serra da LeaderOeste, a doçaria conventual da Pastelaria Alcoa, os espumantes e aguardentes da Quinta do Rol da Lourinhã e os vinhos da Companhia Agricola do Sanguinhal, são as propostas oestinas para os visitantes.
No mercado gourmet dezenas de expositores apostam nos produtos biológicos, vinhos, mel, licores, queijos, doçaria conventual, bolos tradicionais, enquanto que no auditório chefes dão aulas e apresentações de cozinha com provas comentadas, do melhor que se faz a nível do peixe e marisco.
Reconhecidos restaurantes como “100 Maneiras”, “A Peixaria da Esquina”, “Eleven”, “G Spot” e “José Avilez”, estão entre a dezena de participações, que integra também o restaurante de Peniche “Tasca do Joel”.
O Turismo do Oeste tem acompanhado e colaborado na presença das empresas do Oeste, não só na inscrição e organização da participação, como também apoiando financeiramente as empresas em 50 % dos custos.
A entrada no certame é de 15 euros por pessoa, com direito a provas. A Organização é do Turismo de Lisboa e o programa pode ser visto em www.peixemlisboa.com
O jornalista americano John Resek, do jornal The Rotarian, esteve recentemente na região para conhecer a oferta turística do Oeste, de forma a preparar as visitas dos congressistas rotários que estarão em Lisboa em Maio de 2013. Trata-se de um evento que reunirá cerca de 30 mil pessoas e o Oeste “não quer ficar de fora da oferta global aos congressistas, tanto nas visitas turísticas como na captação de algumas dormidas nos hotéis da região”, explica Luís Garcia, do Turismo do Oeste.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt