Oferendas da população correspondem a cerca de um mês de orçamento

0
1121
O habitual cortejo de oferendas vai-se realizar, mas com restrições | DR
- publicidade -

Estão a decorrer os habituais peditórios a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, um pouco por todo o concelho. Este peditório é uma iniciativa de extrema importância para a associação, que nos últimos anos tem rendido verbas superiores a 100 mil euros, o correspondente a um mês no orçamento da associação. A iniciativa culmina com o habitual Cortejo de Oferendas, que será realizado, em moldes mais restritos do que o habitual, a 29 de novembro.
O peditório pela cidade está a iniciar-se por estes dias, mas já se iniciou em algumas das freguesias rurais, numa iniciativa que envolve também as respetivas juntas de freguesia.
Nelson Cruz, que além de comandante da corporação é encarregado geral da associação, afirma que esta é uma verba muito importante. “Este ano as nossas viaturas já realizaram 587 mil quilómetros. A parte operacional dos bombeiros tem um consumo muito grande, pelo que a verba obtida é de extrema importância para o equilíbrio orçamental”, realça Nelson Cruz. “
No comando há 10 anos, Nelson Cruz destaca que a direção tem realizado um trabalho exemplar no equilíbrio orçamental e financeiro da instituição. Isso, aliado à importância e reconhecimento que a população do concelho tem pela sua única corporação, faz com que as campanhas tenham tido grande sucesso.
Este ano, num cenário de crise económica e social, devido à pandemia de covid-19, Apesar de existir a possibilidade de haver uma quebra na verba angariada, Nelson Cruz acredita que esta não será elevada. “As pessoas viram reduzido o seu rendimento e têm mais dificuldades, mas, normalmente, é nestes momentos mais difíceis que as pessoas têm mais sensibilidade”, refere Nelson Cruz, que sublinha o e agradece o carinho que a corporação recebe da população.
Este ano o peditório envolve maiores cuidados, devido ao cenário pandémico, que se tem agravado nas últimas semanas. No entanto, e para fazer face a estes condicionantes, foram adotadas algumas medidas, nomeadamente coma utilização de kits de proteção pessoal e desinfetante.
Nelson Cruz destaca, neste particular, o trabalho dos presidentes de junta, que redobraram esforços para que o peditório decorra da forma mais normal possível. “Percebem a importância que têm os bombeiros para a população, e a que o peditório tem para os bombeiros”, realça.
Nelson Cruz destaca também o papel da autarquia no apoio à corporação. “Tem ajudado a associação a evoluir, ao contrário do Estado Central, que se esqueceu dos seus bombeiros”, lamenta.

- publicidade -