Padre de Óbidos integra congresso no Vaticano

0
335
O padre Ricardo Figueiredo durante a audiência com o Papa Francisco
- publicidade -

Ricardo Figueiredo foi o único sacerdote oriundo de Portugal a participar no encontro “A Santidade Hoje”, que juntou especialistas de todo o mundo.

Ricardo Figueiredo, pároco de Óbidos, A-dos-Negros e Gaeiras, participou, entre os dias 3 e 6 de outubro, no congresso “A Santidade Hoje”, organizado pelo Dicastério das Causas dos Santos e que abordou a temática dos santos e da santidade, com participantes de diversas partes do mundo.
O sacerdote foi convidado a participar, na qualidade de hagiógrafo (com vários livros sobre santos jovens) e teve a oportunidade de partilhar o trabalho que tem vindo a desenvolver.
“A maioria dos participantes eram postuladores de causas dos santos, de figuras que estão em processo de beatificação e canonização”, referiu Ricardo Figueiredo sobre o encontro que também permitiu momentos de partilha e convívio, a nível internacional. Alguns postuladores (que orientam uma causa de beatificação ou canonização através dos processos judiciais exigidos pela Igreja), inclusivamente, abordaram-no para a possibilidade de escrever sobre alguns dos santos que acompanham, contou à Gazeta das Caldas.
O congresso terminou com uma audiência com o Papa Francisco, onde o pároco de Óbidos teve a oportunidade de lhe “expressar a proximidade com o tema da santidade e confiar-lhe o meu trabalho”. Reiterou ainda o convite de que Portugal espera por ele em 2023, em Lisboa, aquando das Jornadas Mundiais da Juventude.

Obra publicada no México
Natural de Belas (Sintra), Ricardo Figueiredo foi ordenado em junho de 2015, por D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, e foi para Peniche, onde esteve como vigário paroquial até setembro de 2017, quando chegou a Óbidos.
O sacerdote é autor de mais de uma dezena de livros, muitos deles sobre exemplos de santidade e alguns estudos teológicos, como é o caso de “Via Matris”, “A caridade divina em São Tomás de Aquino”, “Um “Santo” Surfista”, “A liturgia segundo o Papa Francisco”, “Nunca foi tão fácil ganhar o céu”, “Sou feliz, feliz, feliz”, “Quaresma de São Miguel”, ou “A Devoção dos Cinco Primeiros Sábados”, publicados em Portugal e muitos deles também no Brasil.
A biografia espiritual de Carlo Acutis, denominada “Eu não mas Deus”, será agora também publicada no México. O livro retrata a vida do jovem italiano que morreu de leucemia em 2006, quando tinha apenas 15 anos, mas que foi marcada por um profundo amor à Eucaristia. Apresenta também uma memória fotográfica onde se mostra a sua passagem por Lisboa e Fátima.

- publicidade -