Foi, mais uma vez, a maior verba de sempre exibida no Cortejo de Oferendas. Bombeiros homenagearam Rebeca
O Cortejo de Oferendas deste ano dos Bombeiros das Caldas ficou muito perto dos 150 mil euros (149.947,28) batendo, uma vez mais, o valor mais elevado de sempre. A festa, que consiste na retribuição dos bombeiros ao apoio recebido da comunidade caldense, ficou marcado também pela homenagem a Rebeca. A cantora que animou as últimas 26 edições do cortejo, sempre de forma gratuita, foi surpreendida pelos soldados da paz, que deram o seu nome a uma ambulância.
“É um privilégio muito grande ter uma ambulância com o meu nome, não estava à espera, fiquei muito orgulhosa”, disse Rebeca, que agradeceu aos bombeiros e mostrou essa gratidão em forma de disponibilidade para estar “sempre presente naquilo que precisarem”.
A cantora natural do Campo deu, como é hábito, um concerto no quartel que animou a parte do convívio do Cortejo de Oferendas e que teve, ainda, a participação dos Primos da Harmónica.
Antes, a Fanfarra dos Bombeiros fez o habitual desfile por várias ruas da cidade, que iniciou o programa. Seguiu-se o desfile dos cheques simbólicos com os valores angariados em cada uma das freguesias do concelho caldense. Estes perfizeram um valor de 114.272,28 euros, aos quais se juntaram a contribuição de 25 mil euros do município e os 10.675 euros doados pelo próprio corpo de bombeiros.
“Quero agradecer por todo o vosso apoio para este Cortejo de Oferendas, mas também por todo o apoio que nos têm dado ao longo de todos estes anos”, disse Luís Botelho, presidente da direção da Associação Humanitárias dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha.
O comandante da corporação, Nelson Cruz, agradeceu “à Câmara Municipal o donativo, às Juntas de Freguesia o empenhamento que tiveram para que fosse possível chegarmos a estes resultados, assim como a todas as pessoas que colaboraram com as Juntas de Freguesia e que conseguiram, de porta em porta, ir buscar os donativos”. O comandante não esqueceu os seus bombeiros, “que se esforçaram muito para fazer este peditório”, e que, apesar de terem “uma atividade operacional muito forte, trabalharam muito neste cortejo”. “Há bombeiros que estiveram aqui a noite toda nos preparativos para que isto hoje fosse possível”, assinalou.
Nelson Cruz realçou que os bombeiros das Caldas emanam da sociedade civil, e agradeceu aos populares “por gostarem dos bombeiros”.
Além da colaboração graciosa de Rebeca, Nelson Cruz assinalou os contributos da SEO Audiovisuais e de João Carlos Costa, ano após ano, para que o cortejo e outras iniciativas dos bombeiros corram da melhor forma, como é o calendário que ainda se encontra à venda.
Em nome dos presidentes de junta, Flávio Jacinto, da Junta de Freguesia de Salir de Matos, salientou o trabalho das pessoas que “disponibilizam dois ou três dias da sua vida para ajudar as juntas a contribuir para os bombeiros”. O autarca realçou que estes são uma entidade agregadora da população, “que nos apoia sempre, o que queremos retribuir durante o ano inteiro”. “Temos que ter noção que os bombeiros precisam da ajuda de todos nós, por isso temos que puxar mais pessoas a contribuir para esta causa”, afirmou. É que se nem sempre o papel dos soldados da paz é valorizado, “a verdade é que é para os bombeiros que as pessoas normalmente ligam quando estão “enrascadas””, rematou.
Vítor Marques, presidente da Câmara das Caldas reconhece que a associação faz uma boa gestão dos dinheiros que recebe, quer no investimento, quer na manutenção de todo o equipamento, mas também na formação dos seus recursos humanos.
“Podemos estar felizes com a corporação que temos, que dão uma resposta fantástica em todos os momentos, em todo o concelho, e também podemos estar orgulhosos deste contributo que a população dá”, concluiu. ■