Iniciativas de cariz social e cultural da região foram distinguidos pelo programa Bairro Feliz do Pingo Doce
A causa “Ajude-nos a Ajudar os Outros” foi a vencedora do concurso no Pingo Doce da Rua Heróis da Grande Guerra. O grupo de apoio social – designado Grupo de Acolhimento Nossa Senhora da Conceição – Paróquia das Caldas da Rainha – garantiu uma verba de 994€ e vai oferecer cabazes de Natal a indivíduos ou famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade, inscritos no programa de apoio social da Fábrica da Igreja Paroquial Nossa Senhora do Pópulo. Esta causa tem como objetivo assinalar a época natalícia com bens alimentares próprios desta quadra e que as famílias com fracos recursos não podem adquirir. Este foi um dos 20 projetos vencedores do programa do Pingo Doce, “Bairro Feliz” que foram atribuídos no distrito de Leiria, eleitas através da votação dos clientes. Os elementos da equipa ficaram muito satisfeitos com o prémio e agradecem a todos os que votaram na sua proposta solidária.
O Pingo Doce de Tornada distinguiu o projeto “Cucu, queremos brincar!” Através do slogan “Traga sorrisos ao nosso bairro”, esta causa pretende adquirir equipamentos lúdicos para as crianças da Associação Social e Cultural Paradense. um cheque de cerca de 1.000€, que vão servir para comprar os novos equipamentos. Os responsáveis também agradecem a todos os que votaram nesta ideia.
No supermercado da marca do grupo Jerónimo Martins, situado na Rua Vitorino Fróis, o projeto “Mãos Frias Coração Quente” foi o mais votado. Foi proposto pela Refood Caldas da Rainha. O Centro de Operações das Caldas da Rainha, apoia atualmente 56 agregados familiares e tem mais 150 beneficiários ativos, e precisa de uma arca frigorífica para armazenar alimentos e poupar energia. Com a ação “Aproveitar para Alimentar”, o donativo da causa assegurará a conservação da comida resgatada, através da compra da arca frigorífica.
O Refood Caldas da Rainha agradece também a todos os que votaram, pois tornaram possível a aquisição da arca frigorífica para conservação dos alimentos.
O Pingo Doce em Óbidos atribuiu o donativo aos Bombeiros Voluntários locais, pois a corporação necessitava de lanternas led e baterias de maior duração para ocorrências à noite, em locais ermos, com pouca ou nenhuma iluminação, como as que acontecem com frequência em zonas agrícolas do município.
O equipamento existente estava desatualizado, era pesado e tinha baterias com pouca duração. Com o donativo deste concurso vão comprar novos equipamentos, que, por sua vez, vão permitir um socorro mais rápido e em melhores condições à população.
Cabazes para ceranciados, equipamentos de conservação alimentar e lúdicos alguns dos projetos distinguidos nas Caldas
Por toda a região Oeste apoiaram-se projetos ligados à prática desportiva, à deficiência e também ao envelhecimento ativo
“Avô e Neto feliz” em Alcobaça
No concelho vizinho de Alcobaça foi distinguido o projeto “Avô e Neto feliz”, que teve como finalidade a aquisição de materiais de mobilidade, como pedaleiras de exterior, para o envelhecimento saudável dos idosos, e um baloiço para que os netos possam usar. Estes vão ser colocados no jardim da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça e serão usados nos momentos das visitas das famílias.
Por seu lado na Nazaré, um grupo de vizinhos recebeu o donativo do Pingo Doce pelo projeto “Nazaré – Viver, Conviver e Crescer Felizes!” Aquele grupo de cidadãos vai levar a cabo a reabilitação um espaço que, em tempos, foi um parque infantil. Atualmente é um lugar esquecido, sujo e com acesso interditado. Para voltar a dar vida ao parque, é necessário adquirir bancos e mesas, tornando esse espaço num local acessível e agradável, para promover momentos de lazer e de convívio entre moradores de todas as idades.
Já em Peniche, por proposta da Cercipeniche (Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Peniche) vai ser adquirida uma máquina de remo e uma passadeira de marcha para equipar o ginásio, numa ação que teve como slogan “Rema e caminha, e a bom porto vais chegar”. O objetivo desta proposta é desenvolver atividades para pessoas com deficiência intelectual ou multideficiência, visando a manutenção da autonomia pessoal, qualidade de vida e bem-estar, bem como a sua capacitação, valorização e inclusão na sociedade.
No Pingo Doce em Turquel a proposta mais votada foi “Desporto para Todos” e o donativo vai servir para implementar sessões semanais de Pilometria, Zumba, Ginásio e Fisioterapia de Reabilitação, assim como aulas de Desporto Adaptado para pessoas com dificuldades motoras. Aquela freguesia do concelho de Alcobaça não tem uma oferta destas atividades, que poderão funcionar nas instalações do clube local. Esta proposta partiu da União Desportiva de Turquel. ■