Portugal ECOntigo – projeto do OPJovem nacional de 2019 foi lançado

0
323
- publicidade -

Plataforma pensada por caldense quer ser uma referência na área da sustentabilidade

Em 2019, o Portugal ECOntigo, uma ideia da caldense Filipa Silva, foi o projeto mais votado das 437 propostas apresentadas no Orçamento Participativo Jovem de Portugal, uma ferramenta de democracia participativa criada dois anos antes pelo Ministério da Educação e IPDJ, sugerindo aos jovens que escolhessem onde deveria o Estado português gastar meio milhão de euros (com projetos até 100 mil euros cada um).
Este projeto recebeu recebeu 468 votos (dos mais de 5000 que foram distribuídos pelas 232 ideias a concurso), tendo uma dotação financeira de 40 mil euros.
O Portugal ECOntigo pretende ser a plataforma de referência no que à sustentabilidade diz respeito e construir uma comunidade colaborativa. Para tal, divulgam soluções, iniciativas e projetos que a nível nacional estão a aplicar na prática os conceitos da sustentabilidade. A informação pode ser encontrada, por exemplo, num mapa do país.
Mas como “a plataforma pretende, mais que tudo, ajudar as pessoas a passar à ação”, disponibilizam já uma ferramenta muito interessante: uma calculadora da pegada ecológica, que permite ao utilizador diagnosticar a sua pegada ecológica e saber quanto é que tem de reduzir por ano para atingir os objetivos em 2050. Depois, oferece uma série de desafios para reduzir essa pegada (como se de um jogo se tratasse, mas em que a vitória é a contribuição para um planeta melhor).
O Portugal ECOntigo conta ainda com uma série de cursos relacionados com a temática da sustentabilidade e outras informações úteis.
A ideia foi desta caldense, que estudou Economia na Universidade Nova e Engenharia Agronómica no Instituto Superior de Agronomia, ambas em Lisboa, e que colaborou em vários projetos em países, como Perú, Índia e Austrália. A execução foi feita em parceria com a Associação ZERO, que deu corpo às ideias da jovem, que quando explorava este mundo da sustentabilidade, sentiu que faltava uma ferramenta que reunisse informação simples, organizada e que respondesse às questões que muitas vezes se repetiam. Inspirada nos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU), criou esta plataforma, que já começou a ser apresentada e dinamizada, através de webinars.
Agora, o objetivo é ajudar todos os que queiram a percorrer o caminho da sustentabilidade, adequando-se às diferentes fases em que cada um está na sua jornada. Resta dizer que a plataforma já está disponível para explorar no site: www.econtigo.pt. ■

- publicidade -