- publicidade -

A criadora caldense Susana Agostinho realizou na passada segunda-feira, 8 de novembro, uma produção de moda fotográfica especial. O interior dos Pavilhões do Parque – degradado mas também repleto de memórias – abriu para receber esta iniciativa anual da marca da designer de moda de noivas e teve como objetivo escolher a imagem da coleção de 2022.
“Abraça-me” é como se designa a nova coleção da marca em sintonia com o momento que se vive. “A pandemia trouxe-nos isso. É agora ou nunca pois amanhã não sabemos o que vai acontecer”, disse a criadora da moda à Gazeta da Caldas, enquanto explicava as novas cores e tendências na escolha dos tecidos. “Têm de ser leves e confortáveis, pois as noivas de hoje necessitam de pular e dançar até de manhã… Mais do que nunca!”, salientou a criadora, acrescentando que os vestidos têm de ter acabamentos “para aguentar mais festa, pois dirige-se a uma mulher que se quer divertir e que não quer ser escrava da sua roupa”.
Todos os anos, exceto nos anos da pandemia, a designer procura locais de inspiração para a produção da imagem nacional e internacional da sua coleção.
“Tenho 33 anos de carreira e creio que nunca fotografei nas Caldas.. Volto para me reconciliar… Os Pavilhões são maravilhosos”, contou a criadora de moda, que finalmente veio realizar a produção à sua terra natal. Antes, a produção já passou pela Foz do Arelho, mas também por Paris, Lisboa, Porto e Vila Nova de Gaia.

A produção teve lugar nos Pavilhões, local emblemático que guarda memórias da cidade.
Espaço já foi quartel, albergou escolas e equipas desportivas

Profissionais locais na equipa
A equipa de produção desta campanha incluiu profissionais caldenses. O fotógrafo foi Carlos Barroso, fotojornalista com longa carreira e que já foi o responsável pela produção fotográfica de 2019, que se realizou em Lisboa. Entre outros locais, escolheram como cenário as carruagens do metro da capital.
“Está tudo a correr cinco estrelas! E este espaço é fantástico para fotografar”, disse o caldense, que salienta que o sótão é um dos locais mais interessantes para a produção de moda. Apesar da destruição, “este é um local adequado para a moda, pois os opostos se atraem-se”. A beleza da modelo e dos vestidos contrasta com o degradação do espaço e que é preciso “saber captar”.
Os cabelos e a maquilhagem estiveram a cargo da equipa de Ana Saramago que é também presença regular nas produções da marcados últimos anos.
A profissional explicou que já colaborou com Susana Agostinho noutras iniciativas. “É um privilégio trabalhar com esta criadora, uma artista nacional e caldense. É muito bom integrar esta equipa”, disse a responsável pela maquilhagem e cabelos, que decidiu apostar em cores e formas “muito naturais”.
A modelo escolhida foi a portuguesa Francisca Miguel, que é do Porto e que pertence à agência de modelos L’Agence.

Presente em eventos e televisão
Susana Agostinho tem marcado presença em vários programas de televisão. Foi criadora de um dos vestidos de noiva do programa da SIC, “Casados à primeira vista”, cuja noiva/concorrente foi também das Caldas da Rainha e foi jurada nas duas temporadas do programa “Cosido à mão”, da RTP.
Foi oradora convidada no evento “Porto Wedding Summit” e foi criadora convidada do evento “White wedding weekend” no Porto.
A caldense tem tido criações na capa darevista “Noivas de Portugal” e em produções de moda de diversas revistas e eventos de moda, tendo o último acontecido nas Caldas no evento “Caldas Fashion”.
Neste último, a loja “Zélu Noivas” fez desfilar uma criação da estilista. Susana Agostinho tem também uma nova coleção para a ZéLu Noivas designada “Procura-me” e destaca-se na aposta em grandes volumes mas também nos detalhes. Nas duas equipas, Susana Agostinho e Zélu , há 12 postos de trabalho fixos.
“Estamos sempre à procura de novas parcerias como, por exemplo, com a área das joias”, rematou a caldense, que é uma das principais referências nacionais da moda noiva. ■

- publicidade -