O projeto “Abrigo- Envelhecimento Ativo e Afetivo” foi desenvolvido no concelho de Óbidos
A higienista oral, Sabina Ramalho, e a técnica de Saúde Ambiental, Lola Monteiro, receberam o “Prémio Inovação – Saúde Oral 2023”, a 12 de setembro, com o projeto “Abrigo- Envelhecimento Ativo e Afetivo”. A iniciativa tem como finalidade destacar os melhores profissionais, práticas e empresas que atuam nas áreas da Medicina Dentária e Estomatologia e teve vários trabalhos a concurso, que foram sujeitos a votação pelos leitores “Saúde Oral”.
O projeto Abrigo, de intervenção comunitária, foi desenvolvido com utentes que frequentam os 11 centros de convívio do programa Melhor Idade, no concelho de Óbidos, contribuindo para a prevenção, autonomia e literacia em diversas áreas de promoção da saúde, entre as quais saúde mental e oral, segurança alimentar, promoção de ambientes seguros, nutrição e educação ambiental.
Partindo da premissa que a casa é o nosso abrigo, onde nos sentimos melhor e onde queremos permanecer o máximo de tempo possível, profissionais de diversas áreas foram aos centros falar diretamente com os idosos, sobre as suas áreas de atuação. Depois, tentaram que eles trabalhassem esses conhecimentos, representando numa casa, o que tinham aprendido.
O prémio agora atribuído, para além do reconhecimento público, é resultante da articulação entre profissionais do ACeS Oeste Norte, concretamente da Unidade de Saúde Pública, da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados, e da Câmara de Óbidos, tendo contado igualmente com a colaboração de António Monteiro na elaboração do logotipo e das imagens que deram rosto ao projeto. ■