Projeto Largo da Aldeia animado no Carvalhal

0
871
- publicidade -

Iniciativa da autarquia recupera períodos da história do concelho do Bombarral num projeto de património imaterial

O projeto ‘Largo da Minha Aldeia’, promovido pelo Município do Bombarral em parceria com as juntas de freguesia do concelho e envolvendo as diversas associações locais, estendeu-se no último domingo ao Carvalhal. Trata-se de uma iniciativa que tem como principal objetivo a recolha, registo e divulgação do património cultural imaterial existente no concelho.
Cerca de 90 pessoas de ambos os sexos e de todas as idades, representando as aldeias do Carvalhal, A-dos-Ruivos, Barro Lobo, Barrocalvo, Bom Vento, Salgueiro, Sanguinhal e Sobral do Parelhão, participaram numa recriação histórica e cultural no largo da igreja com a presença de cerca de 300 pessoas a assistir. Todos os grupos ensaiaram semanalmente esta participação ao longo dos últimos seis meses, trabalho que foi elogiado pelo presidente da câmara, Ricardo Fernandes, e pela presidente da junta, Alexandra Figueiredo.
Com animação da banda da Sociedade Filarmónica Carvalhense, ranchos de trabalhadores das aldeias chegaram ao largo entoando as respetivas marchas, algumas originais da década de 1950 e duas escritas especificamente para esta ocasião, revelou à Gazeta a vereadora Maria Coelho. Com o rancho de trabalhadores do Sobral do Parelhão veio o tradicional Círio ao Santuário do Senhor Jesus e o burro ‘Zacarias’. Depois da representação de alguns personagens típicos da freguesia que se encontraram na banca da ginjinha do Sanguinhal do senhor Abílio, onde se juntaram o escritor Júlio César Machado (A-dos-Ruivos), o poeta José Ferreira Ventura (Rossio do Carvalhal), o professor António Moura (Carvalhal) e o deputado às cortes e fundador do Grémio Literário de Lisboa Paulo Romeiro da Fonseca (Sanguinhal). Seguidamente foi representado o Auto da Rainha Dª Leonor, da autoria de José Ferreira Ventura, que se baseia em factos verídicos e que foi levado à cena, pela primeira vez, 42 anos após o falecimento do autor, encontrando-se na assistência uma filha e uma neta do escritor.
Iniciado na freguesia do Pó em 2023, o projeto ‘Largo da Minha Aldeia’ vai ter seguimento na freguesia da Roliça no próximo dia 26 de maio, terminando com uma representação na União das Freguesias de Bombarral e Vale Covo em data a anunciar. ■

- publicidade -