Propriedade do empresário holandês Hans Luyckx, a Quinta da Azenha, localizada no Olho Marinho, está convertida em turismo rural e agora aposta na venda de experiências ligadas ao bem-estar e estilo de vida saudável. Acções de team building para empresas, jantares temáticos, circuitos de bicicleta e atletismo, ou a preparação de pão, na padaria vintage, são algumas das propostas, que são garantidas por uma equipa de sete elementos.
Datada do século XIX, a Quinta da Azenha funciona actualmente como turismo rural, com 11 quartos. A par desta oferta de alojamento, está a ser preparado um conjunto de experiências que as pessoas podem usufruir, muito associadas ao bem-estar e estilo de vida saudável.
“Não queremos que a quinta seja um sítio apenas para dormir, mas que tudo isto seja uma experiência”, diz Mara Correia, relações públicas do empreendimento.
Há uma vertente mais ligada às empresas, em que estas podem ali fazer as suas reuniões de trabalho, ter acções de team building, ou fazer um jantar empresarial ou literário, na biblioteca da quinta, que possui livros em português, inglês e francês. Mara Correia, que é também a criadora do jogo Escape Tower (de resolução de enigmas), dá conta que a quinta irá também servir de cenário a esses desafios.
Outro dos projectos é a padaria vintage, que decorre na adega e onde os clientes são convidados a participar na confecção do pão. Ajudam a amassar, colocam os ingredientes que mais gostam e, enquanto a massa está a levedar, podem ir dar um mergulho à piscina, ou dar uma volta pelo centro da localidade, a pé ou de bicicleta.
A equipa, formada por um grupo multidisciplinar da área da hotelaria, contabilidade e finanças, gestão, informática, psicologia e desporto, disponibiliza também pacotes turísticos relacionados com circuitos de bicicleta e atletismo. Em preparação estão os conteúdos para retiros mistos de surf e ioga, em que as pessoas ficam alojadas na quinta e podem praticar surf na Nazaré ou em Peniche. “Na próxima Primavera vamos acolher um grupo da Holanda num retiro de cinco dias e com diversas actividades”, explicou Mara Correia.
Para o próximo Natal a equipa vai confeccionar um jantar solidário. Vão agora entrar em contacto com os serviços sociais da Câmara de Óbidos para ter o nome dos mais carenciados, de modo a poder oferecer-lhes uma ceia de Natal mais digna.
A quinta, com cerca de 7.000 metros quadrados, possui um pequeno parque de diversões, campo de futebol, trampolim, piscina. Estes espaços normalmente são procurados para festas de aniversário e baptizados.
Há zonas que podem ser alugadas em separado, como é o caso do Jardim das Laranjeiras, que pelas suas características é adequado para aulas de pilates ou ioga. Previstas estão também acções mais pequenas como aulas de zumba, festas para crianças e jantares temáticos. Todas estas melhorias ao nível de experiências, recuperação de peças de arte, tratamento de águas e desenvolvimento da horta e pomar biológicos, representam um investimento na ordem dos 70 mil euros.
A quinta irá ter um ponto de venda da loja de vinhos de Lisboa, com uma selecção de vinhos da região e provas de vinhos com enólogos.
Sítio rústico e seguro para as crianças
Entre os hóspedes, cerca de 60% são portugueses e os estrangeiros são principalmente ingleses e escoceses. “Os estrangeiros procuram-nos porque este é um sitio rústico, típico”, explica a relações públicas, acrescentando que os clientes portugueses têm mais em conta o facto de ser um espaço amplo e seguro para as crianças.
Por exemplo, neste Verão a Quinta da Azenha foi escolhida para a reunião de uma família que está dispersa por várias partes do mundo. “Alugaram a quinta quase toda, inclusivamente a cozinha para confeccionarem e comerem juntos”, exemplifica Mara Correia, acrescentando que a mesma foi escolhida por um grupo de colegas de escola da África do Sul que não estavam juntas há 30 anos.